Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ator brasileiro quer difundir obra de Gregório de Matos na Alemanha

Ricardo Bittencourt tem projeto para que poemas do escritor barroco sejam traduzidos para o alemão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ator Ricardo Bittencourt desenvolve um projeto para difundir a obra de Gregório de Matos na Alemanha. A proposta é angariar recursos nos dois países para que poemas do escritor, que ficou conhecido como o Boca do Inferno, sejam traduzidos para o alemão.

O ator Ricardo Bittencourt em cena da peça 'Boca a Boca', sobre Gregório de Mattos
O ator Ricardo Bittencourt em cena da peça 'Boca a Boca', sobre Gregório de Matos - Jennifer Glass/Divulgação

Bittencourt interpreta Gregório no monólogo "Boca a Boca", que será apresentado nesta sexta (28), no Teatro Oficina, em São Paulo. O ator já exibiu o espetáculo em Lisboa, Salvador e em escolas e bibliotecas da periferia da capital paulista.

"Gregório virou uma causa na minha vida. Estou determinado a fazer sempre esse solo, revisitando a poesia dele", diz. A ideia de Bittencourt é, em um futuro próximo, também encenar a peça em Berlim.

"Quero fazer o Gregório em alemão, ao lado de outros atores e de um DJ para desenvolvermos um recital tipicamente berlinense", afirma o ator.

Considerado o primeiro poeta brasileiro, Gregório de Matos ficou conhecido pelos versos ácidos, recheados de críticas e deboches à sociedade do Brasil colônia.

O interesse de Bittencourt em difundir a obra do escritor barroco na Alemanha surgiu em 2020, quando ele entrou num sebo na capital do país e encontrou uma edição de "Ausgewählte Gedichte" (Poemas Selecionados, em português), livro raro que apresenta alguns dos trabalhos do brasileiro traduzidos para o alemão. "Há uma década, pelo menos, os que se interessam por Gregório buscavam este exemplar", relata o ator, que se divide entre São Paulo e Berlim.

"Apesar do repertório vasto do escritor barroco, o que se tem até hoje da obra do Boca do Inferno em alemão é muito acanhado", completa ele.

Bittencourt quer convidar para o projeto o autor Berthold Zilly, tradutor de obras de Euclides da Cunha, Machado de Assis e Guimarães Rosa, a atriz Isabella Parkinson e outros.

"A proposta é reunir um número expressivo de pessoas e ampliar o repertório traduzido da monumental obra de Gregório", enfatiza ele.


PLIM-PLIM

O ator Cauã Reymond prestigiou o evento de lançamento da próxima novela das 21h da Globo, "Terra e Paixão", realizado em uma casa de eventos no Jockey Club, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (24). Ele é um dos protagonistas da trama, que estreia no próximo dia 8 e é escrita por Walcyr Carrasco. As atrizes Suyane Moreira e Gloria Pires, que também estarão no folhetim, passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.