Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bisneto de Princesa Isabel defende homenagem a Luiz Gama, mas vê 'revanchismo' em revogação

Para João de Orleans e Bragança, mudança de prêmio é 'ato político', e outros abolicionistas deveriam ser lembrados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A revogação da Ordem do Mérito Princesa Isabel pelo Ministério dos Direitos Humanos é encarada por Dom João de Orleans e Bragança, 69, bisneto da princesa, como "mais um primarismo revanchista" dos governos recentes.

Um home de barba veste terno e gravata em meio a um coquetel
Dom João de Orleans e Bragança - Ronny Santos / Folhapress

A Ordem, criada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em dezembro do ano passado, foi revogada agora pelo governo Lula, que instituiu em seu lugar o Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos. Gama era negro e foi um dos principais ativistas pela abolição da escravidão no país.

João, mais conhecido como Joãozinho Príncipe, vê na medida um ato político, "baseado na polarização mesquinha" do Brasil atual. Ele diz que não considera injusta a homenagem a Gama, "muito pelo contrário".

Na opinião do neto da Princesa Isabel, Gama foi tão importante quanto a sua avó para a abolição da escravidão no Brasil. "Sem outras forças abolicionistas, nada teria acontecido", afirma. João cita ainda José do Patrocínio, Joaquim Nabuco e André Rebouças como merecedores de homenagens deste porte.

O Prêmio Luiz Gama de Direitos Humanos será oferecido a cada dois anos a pessoas físicas ou jurídicas cujos trabalhos tenham se destacado nas áreas de promoção e defesa dos direitos humanos no país.

ESOTÉRICO

O cantor Tom Zé prestigiou o festival Noites Cariocas Priceless, que chegou a São Paulo pela primeira vez. O evento, exclusivo para convidados, ocorreu na noite de terça-feira (4), no Espaço Priceless, na região central da capital paulista. A produtora Flora Gil e seu marido, o músico Gilberto Gil, estiveram lá. O compositor baiano fez um pocket show no evento. O cantor Rubel também compareceu.

com CLEO GUIMARÃES (interina), BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.