Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Conselho abre processo de tombamento do Complexo do Ibirapuera

Durante análise, equipamento não pode ser alterado sem autorização prévia do órgão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) aprovou por unanimidade, nesta segunda (10), a abertura de processo de tombamento do Complexo do Ibirapuera.

Enquanto o processo corre, nenhuma alteração pode ser feita no equipamento sem a anuência do conselho. O tombamento não impede a concessão do complexo à iniciativa privada, mas apresenta diretrizes e parâmetros para a preservação e modernização do espaço.

O Complexo do Ibirapuera durante a pandemia
O Complexo do Ibirapuera durante a pandemia - Gabriel Cabral - 29.set.2019/Folhapress

A concessão do equipamento era um desejo antigo das gestões tucanas em São Paulo, mas enfrenta resistência de setores da sociedade civil, como arquitetos, urbanistas, historiadores e atletas. O atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) já disse que segue com o plano de desestatizar o aparelho. "Vamos preservar a função esportiva, mas haverá um aproveitamento da área útil para outras atividades e geração de receitas", afirmou ele.

"Estamos há cerca de dois anos defendendo um patrimônio público que faz parte da história dos cidadãos de São Paulo. O Complexo do Ibirapuera deve permanecer com a sua função social de ser um centro de formação de atletas, de professores de educação física seja para a rede pública ou privada de educação. Um centro de lazer integrando o esporte à cultura, à arte e ao lazer", argumenta a arquiteta Christina de Castro Mello. Ela é filha do arquiteto Ícaro de Castro Mello, autor do projeto do Ginásio do Ibirapuera, que é a parte mais famosa do conjunto.

Em 2021, em meio ao desejo do então governador João Doria de conceder o aparelho à iniciativa privada, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aprovou o tombamento provisório do complexo, o que atrapalhou os planos do político. Antes, no final de 2020, uma decisão da Justiça já tinha suspendido a publicação do edital de concessão do aparelho esportivo.

Chamado de Ibirapuera Complex, o projeto de Doria previa a transformação do ginásio em centro comercial e gastronômico, e o estádio de atletismo se tornaria uma arena multiúso. Além disso, não haveria mais as piscinas do conjunto aquático, obra de Nestor Lindenberg, que cederia lugar a edifícios com hotel, flat e lojas.

"São Paulo já tem muitos shoppings. A cidade não precisa de mais centros de compras e mais áreas construídas", afirma a arquiteta Christina.

"A abertura do processo de tombamento no conselho municipal é uma vitória parcial, um caminho para a preservação do complexo esportivo do Ibirapuera que é uma presença tão forte, marcante e importante na cidade de São Paulo", destaca a arquiteta Dalva Thomaz, responsável pelo parecer que defende o tombamento do conjunto.


TABLADO

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, e a apresentadora Marília Gabriela compareceram à estreia da peça "A Cerimônia do Adeus", realizada no Teatro Anchieta, do Sesc Consolação, em São Paulo, no último sábado (8). Dirigido por Ulysses Cruz, o espetáculo tem a atriz Malu Galli em seu elenco. A atriz Helena Ranaldi prestigiou o evento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.