Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Margareth Menezes deve assinar acordo com China de produção conjunta para TV

Ministra da Cultura embarcou para o país asiático nesta terça (11)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, que integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, deve assinar um tratado bilateral para fomentar obras audiovisuais para a televisão coproduzidas entre os dois países.

A cantora embarcou para o país asiático nesta terça-feira (11). É a sua primeira viagem oficial internacional como chefe da pasta da Cultura.

Margareth Menezes na posse como ministra da Cultura, no início de janeiro - Mauro Pimentel/AFP

As obras coproduzidas nos termos do acordo poderão se beneficiar de mecanismos de incentivo no Brasil e na China.

Para participar, produtores precisam ter aprovação das agências audiovisuais de seus respectivos países, a Ancine (Agência Nacional do Cinema) e a Agência Nacional de Rádio e Televisão da China (NRTA).

A secretária de Audiovisual do MinC, Joelma Gonzaga, afirma que o objetivo é promover o intercâmbio cultural e a cooperação televisiva. A previsão é que o acordo seja assinado pela ministra na sexta-feira (14).


PEQUENO COMITÊ

A secretária estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Marilia Marton, e o presidente da Fundação Itaú, Eduardo Saron, participaram do lançamento do "PIB da Economia da Cultura e das Indústrias Criativas", estudo desenvolvido pelo Itaú Cultural. A cineasta Yael Steiner e o deputado federal Marcelo Queiroz (PP - RJ), presidente da Comissão de Cultura da Câmara, compareceram ao evento, que ocorreu na noite de segunda-feira (10), na sede do Itaú Cultural, na capital paulista.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.