Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu WhatsApp

Bolsonaro ouviu negativa de WhatsApp quando número 2 de Haddad representava o aplicativo

Dario Durigan teve papel considerado central para coibir fake news nas eleições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O executivo Dario Durigan, que assumirá a Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda no lugar de Gabriel Galípolo, teve papel considerado central para coibir a divulgação massiva de fake news nas eleições presidenciais de 2022.

0
Dario Durigan, quando diretor de políticas públicas do WhatsApp, em sua casa, na avenida Paulista, em São Paulo - Gabriel Cabral - 18.set.2020/Folhapress

BARREIRA

Ele era head de políticas públicas do WhatsApp, que pertence à Meta, quando a empresa bateu de frente com Jair Bolsonaro (PL) durante o pleito.

BARREIRA 2

O então presidente não se conformava com o fato de o WhatsApp informar que não adotaria no Brasil, naquele momento, ferramenta que permitiria a formação de megagrupos no aplicativo.

LIMITE

Com isso, a disseminação imediata de informações —e também de fake news— ficava limitada.

ME EXPLICA

Bolsonaro pressionou e chamou uma reunião com a diretoria da Meta.

SINTO MUITO

O então presidente, candidato à reeleição, creditava o adiamento a uma suposta pressão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o WhatsApp, e queria a adoção imediata da ferramenta dos megagrupos no Brasil. Ouviu "não" como resposta.

ASSINATURA

Na época, o WhatsApp afirmou que a decisão tinha sido tomada exclusivamente pela empresa, "tendo em vista a confiabilidade do funcionamento do recurso".

PETIT COMITÉ

A apresentadora Sabrina Sato prestigiou o pocket show que o cantor Silva fez na noite de terça-feira (9), no hotel Fasano São Paulo Itaim, na capital paulista. O evento foi realizado pela Vivara para marcar o lançamento de suas coleções de Dia das Mães. A atriz Letícia Colin passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.