Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Banco Central

Galípolo não é garantia de baixa de juros, mas pode evitar ruídos no BC, acredita governo

Apesar de o economista ser considerado habilidoso, governo prevê que Campos Neto se manterá inflexível

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo Lula não espera que a entrada de Gabriel Galípolo no Banco Central (BC) reverta, no curto prazo, a manutenção das altas taxas de juros no país, determinadas pela instituição.

O secretário-executivo da Fazenda, Gabriel Galípolo, no CCBB de Brasília - Pedro Ladeira - 13.dez.2022/Folhapress

PASSO A PASSO

Apesar de o economista, que hoje ocupa a Secretaria-Executiva do Ministério da Fazenda, ser considerado habilidoso, o governo prevê que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, se manterá inflexível por mais tempo e não permitirá que as taxas baixem.

PLACAR

Campos hoje tem sete dos nove votos do Copom, o comitê de política monetária que define os juros. Lula (PT) passaria a ter dois votos —além de Galípolo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou Ailton Santos para a diretoria de fiscalização da autarquia.

ORQUESTRA

A missão inicial de Galípolo, neste contexto, será a de abrir diálogo que ao menos evite ruídos considerados desastrosos para o governo.

ORQUESTRA 2

A redação da ata da reunião do Copom, por exemplo, será um primeiro desafio que merecerá atenção especial do economista.

TINTA FRESCA

No começo do governo Lula, o texto de uma das atas carregou nas tintas sobre "incertezas" da situação fiscal do país para justificar as altas taxas.

TINTA 2

De acordo com um interlocutor do governo, Galípolo tentará dialogar com outros diretores para que a ata não fique "nem tanto ao céu, nem tanto ao mar".

PETIT COMITÉ

A apresentadora Sabrina Sato prestigiou o pocket show que o cantor Silva fez na noite de terça-feira (9), no hotel Fasano São Paulo Itaim, na capital paulista. O evento foi realizado pela Vivara para marcar o lançamento de suas coleções de Dia das Mães. A atriz Letícia Colin passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.