Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Rita Lee

Governo Lula prepara homenagem a Rita Lee em evento oficial em Salvador

Margareth Menezes também deverá citar cantora em discurso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A cantora Rita Lee, que morreu aos 75 anos na segunda-feira (8), será homenageada no lançamento da Lei Paulo Gustavo, na quinta-feira (11), na Concha Acústica, em Salvador. O evento contará com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A cantora, compositora e escritora Rita Lee no lançamento do seu livro 'Amiga Ursa - Uma História Triste, mas com Final Feliz', em SP
A cantora, compositora e escritora Rita Lee no lançamento do seu livro 'Amiga Ursa - Uma História Triste, mas com Final Feliz', em SP - Mathilde Missioneiro - 22.jul.2019Folhapress

Na abertura do encontro, será projetada uma imagem de Rita Lee ao som da canção "Flagra". Margareth deverá fazer um discurso em homenagem à ícone do rock brasileiro.

A chefe da pasta da Cultura soube da morte de Rita Lee enquanto participava de uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

A ministra levou as mãos ao rosto e disse: "Ai, meu Deus". Em seguida, pediu desculpas pela interrupção. Visivelmente emocionada, Margareth afirmou que a surpresa veio pelo o que Rita Lee representa para o Brasil.

"Não é uma questão direta de amizade, tive poucos momentos com ela. Mas é pelo que ela simboliza para o Brasil e para a música popular brasileira, como uma mulher revolucionária", afirmou Margareth, que ainda lamentou a morte do deputado David Miranda também nesta terça.

E seguiu: "Durante muito tempo de construção da minha vida, como jovem, [tive Rita Lee] como referência. Realmente é um momento duro receber essa notícia".

O evento de quinta marca o início dos repasses de R$ 3,86 bilhões para estados e municípios ajudarem o setor cultural a se recuperar da crise causada pela pandemia de Covid-19. O ator e comediante Paulo Gustavo também será homenageado.


NO TOPO

A cantora Liniker, que estrela uma das capas da edição de maio de 2023 da revista Glamour - Pedro Napolinário/Divulgação

A cantora Liniker é uma das capas da revista Glamour impressa deste mês. À publicação, ela falou da importância de ter sido a primeira artista trans a ganhar o Grammy na categoria melhor álbum de música popular brasileira, com "Indigo Borboleta Anil". "Um dia, eu estava passando fome e, no outro, dormindo em um hotel cinco estrelas", diz. Ela afirma também ter receio de supervalorizar a conquista. "Tenho medo [de] que eu me perca dentro do meu processo e do meu propósito. Eu não fiz o disco para ganhar um Grammy, por mais que eu gostaria, mas, sim, para que eu me celebrasse."

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.