Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Ministros do STF participam de lançamento do Anuário da Justiça Brasil de 2023

Evento foi realizado na sede da mais alta corte do país, em Brasília, na quarta-feira (10)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, participou e discursou durante o lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2023, editado pela Conjur. O evento foi realizado na sede da mais alta corte do país, em Brasília, na quarta-feira (10).

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, durante o lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2023, na sede da corte, em Brasília - Paula Carrubba/Divulgação

Os ministros do STF Gilmar Mendes, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e André Mendonça também estiveram lá, assim como a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo.

O diretor da Conjur, Márcio Chaer, o ministro aposentado do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Napoleão Nunes Maia, o conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Mário Maia e o presidente da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), juiz Luiz Antonio Colussi, e o vice-presidente do TST, Aloysio Corrêa da Veiga, compareceram.

A edição do anuário deste ano mostrou, por exemplo, que os tribunais superiores brasileiros têm lidado com um volume inédito de habeas corpus (HCs) desde a sua criação. Nos últimos 15 anos, o STF (Supremo Tribunal Federal) teve mais julgamentos envolvendo o instrumento jurídico do que em todo o primeiro século de sua existência.

Instituído no ano de 1891, o Supremo chegou à marca de 100 mil HCs impetrados apenas em 2009. De lá para cá, outros 126 mil pedidos foram protocolados, fazendo com que a mais alta corte do país atingisse, em março deste ano, o índice de 226 mil habeas corpus recebidos desde a sua criação.

O ano recordista foi o de 2020, marcado pelo início da epidemia de Covid-19 no país e pela tomada de 20 mil decisões do Supremo relacionadas à medida judicial.

Segundo o anuário, no entanto, a maior parte dos habeas corpus que chegam ao STF são barrados por questões processuais e nem sequer têm o seu mérito apreciado. "Dos cerca de 130 mil pedidos de HC julgados pelo Supremo desde o ano 2000, 81% tiveram seguimento negado, foram extintos ou arquivados", afirma o levantamento, que será lançado na próxima quarta (10), na sede da corte, em Brasília.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.