Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Rita Lee

Rita Lee era avó divertida que criava personagens e imitava vozes para o neto, diz ex-nora

Arthur escreveu carta que amarrará em balão para 'voar até a vovó Rita'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Uma avó muito divertida, que criava personagens e inventava brincadeiras nos momentos em que passava com o neto Arthur. Esta era a versão vovó da cantora Rita Lee, segundo conta a escritora Camila Fremder, mãe do menino de cinco anos, fruto do seu relacionamento com Antônio Lee, filho caçula da roqueira e de Roberto de Carvalho.

A cantora Rita Lee ao lado do neto Arthur
A cantora Rita Lee ao lado do neto Arthur - @cafremder no Instagram

"Ela tinha esse espírito de criança. Eles se conectavam, era muito bonitinho de ver", diz Camila à coluna. "Ela também tinha uma coisa de imitar vozes e de às vezes mudar de personalidade. Ele ia nessa graça dela e fazia amizade com a nova personagem que ela estava interpretando. Eles davam muita risada com isso", relembra. Rita Lee morreu na segunda (8).

Da avó famosa, Arthur também herdou a paixão pelos animais e o privilégio de poder saber mais sobre as histórias escritas por Rita em seus livros infantis. Camila conta que o filho costumava perguntar sobre Alex, o ratinho de laboratório que a cantora adotou e que virou protagonista de quatro livros lançados por ela entre 1986 e 1992: "Dr. Alex", "Dr. Alex e os Reis de Angra", "Dr. Alex na Amazônia" e "Dr. Alex e o Oráculo de Quartz".

"O Arthur é muito curioso e perguntava coisas como: 'Vovó, me conta da vez que o ratinho te deu um susto'", relembra ela.

Camila e o ex-marido, Antônio, contaram juntos para Arthur que a vovó Rita virou "estrelinha". "Ele já sabia que ela estava doente e falou: 'Poxa, papai, que triste isso. Você deve estar muito triste."

O menino escreveu uma carta para a cantora. "Ele fez um desenho dele com o pai, a vovó Rita, discos voadores e um céu. E escreveu: 'Vovó Rita, eu te amo e papai também'", conta Camila, com a voz embargada.

Foi de Arthur a ideia de soltar um balão com o texto para homenageá-la. "Ele falou: 'A gente pode comprar um balão para amarrar a carta. Ele vai para o céu e a vovó pega'", relata Camila. "Vamos fazer isso neste fim de semana", completa.

Ex-nora de Rita Lee, ela falou que o marido da cantora, Roberto de Carvalho, e os três filhos do casal estão muito próximos neste momento, apoiando um ao outro. "Na terça [9], a gente ficou o dia todo na casa do Roberto, só assistindo coisas na TV sobre ela. E isso estava fazendo bem para ele, ele estava gostando de rever e revisitar a trajetória da Rita."


BALANÇO

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Rosa Weber, participou e discursou durante o lançamento do Anuário da Justiça Brasil 2023, editado pela Conjur. O evento foi realizado na sede da mais alta corte do país, em Brasília, na quarta-feira (10). Os ministros do STF Gilmar Mendes, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e André Mendonça também estiveram lá, assim como a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.