Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Vacinados com Coronavac mantiveram anticorpos um ano após segunda dose

Pesquisa realizada em Serrana mostra também que dose de reforço do imunizante reativou e aumento proteção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um novo estudo realizado na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, aponta que mais de 95% das pessoas vacinadas com a Coronavac apresentaram anticorpos contra a Covid um ano após receberem a segunda dose do imunizante. A pesquisa mostra também que a aplicação da Coronavac como reforço reativou e aumentou a proteção desse público no período analisado.

Os pesquisadores acompanharam durante um ano 3.902 voluntários, sendo 42,4% pessoas acima dos 60 anos. O trabalho começou quatro meses após a aplicação da segunda dose, ainda em 2021, e foi finalizado já em 2022.

0
Paciente é vacinados na UBS Jardim Edite, na zona sul da cidade de São Paulo - Bruno Santos - 6.jul.2022/Folhapress

O levantamento faz parte do projeto S, idealizado pelo Instituto Butantan e realizado em Serrana como forma de avaliar os efeitos da imunização em massa da população. Na cidade, a grande maioria das pessoas recebeu Coronavac no esquema vacinal inicial e como dose de reforço.

"A novidade desse trabalho é que ele mostra que a Coronavac sustentou a resposta imune contra a Covid por ao menos um ano após a segunda dose", diz Gustavo Volpe, diretor de Atenção à Saúde do Hospital Estadual de Serrana, parceiro do Butantan na condução da pesquisa. Ele é o autor de artigo sobre o trabalho que foi publicado em abril na revista IJID Regions, da Sociedade Internacional de Doenças Infecciosas.

Para a realização do estudo, foram coletadas amostras de sangue dos voluntários em intervalos de tês meses.

Os resultados dos exames realizados de quatro a seis meses após a segunda dose mostraram uma leve queda na proteção —situação que foi verificada também com outras vacinas.

Já as análises do sétimo mês, voltaram a ter uma taxa maior de soroconversão, como é chamada a produção de anticorpos após a vacinação. Nesta fase, os idosos apresentaram maior produção de anticorpos do que os adultos. Isso ocorreu, segundo avaliam os pesquisadores, porque o grupo de pessoas com mais de 60 anos já estava apta a tomar a dose de reforço na cidade.

A eficácia da Coronavac como dose adicional vacinal chegou a ser colocada em xeque na época em que foi determinada a necessidade do reforço. Para Gustavo Volpe, os dados laboratoriais do estudo sinalizam que o imunizante conseguiu, sim, gerar uma reativação e um aumento da resposta imune entre as pessoas vacinadas.

Volpe ressalta que o trabalho foi acompanhado de uma avaliação geral sobre a situação da cidade, que na época apresentou taxa de infecção e de casos graves de Covid semelhantes aos de outros pontos do Brasil, que usavam outros imunizantes.

As coletas do décimo e do último mês, quando toda a população do estudo já poderia tomar as três doses, mostraram que a resposta imune se manteve elevada em ambos os grupos etários, com valores de soroconversão superiores a 90% entre os participantes. Além disso, a concentração de anticorpos com a dose adicional subiu de duas a cinco vezes, segundo a análise dos pesquisadores

Os resultados deste trabalho de sorologia divulgado agora se complementam à análise de efetividade feita em 2021 na cidade. "É importante relembrar que Serrana foi utilizada como uma prova de conceito. Nós vacinamos a maior parte da população adulta da cidade e demonstramos que houve redução no número de casos sintomáticos, de internações e de mortes. Mostramos a efetividade da vacina no mundo real", afirma o diretor do Hospital Estadual de Serrana, Marcos Borges.


SUPER-HERÓIS

A médica Ana Cláudia Michels prestigiou a sessão para convidados da exposição Marvel Vingadores S.T.A.T.I.O.N (Superintendência de Treinamento Avançado Tático de Inteligência, Operações e Notícias), na noite de quarta (3), no Parque Villa-Lobos, em SP. O empresário Fernando Alterio, da T4F, e a sua filha, Francesca, também estiveram no evento. A atriz Pathy Dejesus passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.