Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bolsonarismo tem quatro sucessores para ex-presidente e vê pleito de 2024 como decisivo

Tarcísio de Freitas perderá fôlego caso seu candidato a prefeito de São Paulo for derrotado, avalia núcleo de ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O núcleo mais próximo de Jair Bolsonaro (PL) já debate com profissionais de campanha a viabilidade de nomes que poderiam ter o apoio do ex-presidente na eleição de 2026, concorrendo contra Lula (PT).

O ex-presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo - Marlene Bergamo/Folhapress

LISTA

O grupo trabalha com quatro pré-candidatos: o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD-PR), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) –e, correndo por fora, a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que foi ministra da Agricultura de Bolsonaro.

COFRE

Tarcísio aparece como franco favorito, por estar no comando do estado mais populoso e rico do país. Mas precisa contornar desconfianças de parte do núcleo duro do bolsonarismo, que acredita que ele tem agenda própria e não é fiel o suficiente ao ex-presidente.

POVO FALA

Na análise feita internamente, as eleições municipais vão definir quem, entre os quatro, tem mais chance de se impor como candidato de direita contra o PT.

NA URNA

Em São Paulo, Tarcísio e os bolsonaristas devem apoiar a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP).

NA URNA 2

Se o atual prefeito for derrotado por Guilherme Boulos (PSOL-SP), que terá o apoio de Lula, a candidatura do governador de São Paulo à Presidência da República ficaria inviabilizada, analisam os bolsonaristas. E Ratinho Jr. e Zema, caso vitoriosos em seus estados, ganhariam maior fôlego.

ESTRADA

Nesta semana, Jair Bolsonaro deu uma entrevista à coluna em que evitou declarar apoio a um sucessor político. Questionado sobre a possibilidade de lançar sua mulher, Michelle Bolsonaro, à Presidência, ele admitiu que ela poderia concorrer. Mas disse que faltaria "experiência" para exercer o cargo.

TIRO CERTO

Sobre eventual apoio a Tarcísio, Bolsonaro desconversou: "Teria que conversar com ele". E disse, na sequência, ter "uma bala de prata" para as eleições de 2026.

PIPOCA

O produtor Bruno Wainer recebeu convidados no lançamento da plataforma de streaming Aquarius, criada por ele. No evento, que ocorreu na terça (27), no Espaço Itaú de Cinema do shopping Frei Caneca, em São Paulo, a diretora Ludmila Dayer exibiu o documentário autobiográfico "Eu". O ator Darlan Cunha 3 passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.