Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu YouTube internet mídia

Vídeos bolsonaristas foram os mais recomendados no YouTube nas eleições de 2022, diz pesquisa do Instituto Vero

Estudo em parceria com a Fundação Mozilla e a Universidade de Exeter analisou mais de 30 mil vídeos durante o período eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vídeos de canais bolsonaristas foram os mais recomendados no YouTube no ano passado, durante o período eleitoral. Essa é a principal conclusão de uma pesquisa realizada pelo Instituto Vero, a Fundação Mozilla e a Universidade de Exeter, na Inglaterra.

O levantamento analisou mais de 30 mil vídeos de conteúdo político disponibilizados no YouTube entre os dias 10 de outubro e 30 de novembro. Desse total, os pesquisadores identificaram cinco grupos de canais centrais, que mais se conectavam entre si e que mais recebiam recomendações.

Jair Bolsonaro, em Brasília - Adriano Machado-3.mai.23/Reuters

O canal oficial do então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PL) e de mídias mais alinhadas ao bolsonarismo, como a Jovem Pan News, Sikera Junior e Te Atualizei, foram reunidos no grupo B. Vídeos desse grupo foram os que, em média, mais receberam recomendações (37%) no YouTube entre todos os analisados.

"Mesmo que você estivesse vendo um vídeo pró-Lula, ainda assim, existia uma boa chance de a plataforma te recomendar um vídeo bolsonarista. A cada três recomendações do YouTube [de conteúdo político], um deles iria para vídeos de canais bolsonaristas", explica Chico Camargo, coordenador do projeto e professor de Ciência da Computação na Universidade de Exeter.

Já o grupo A, que concentrou o canal oficial de Lula (PT) e de mídias tradicionais com certo viés anti-bolsonarista, como Greg News, Poder 360 e Carta Capital, recebia em torno de 10% das recomendações entre todos os avaliados.

A pesquisa destaca ainda que essa diferenciação se deu mesmo com um número de vídeos pró (2.752) e anti-Bolsonaro (2.911) equilibrado. "A maior parte das recomendações de todos os grupos aponta diretamente para o Grupo B [de Bolsonaro]", diz a pesquisa.

Outra conclusão do estudo é que, além dos canais que são conectados pelo sistema de recomendações do YouTube, há uma segunda rede que funciona a partir do boca a boca. "É quando um canal recomenda, falando no próprio vídeo, o próximo que o espectador deve assistir", explica Beatrice Bonami, head de Ciência e Inovação do Instituto Vero.

Ela afirma que essa segunda rede funciona a partir de uma coordenação de discurso e narrativa entre múltiplos atores. Embora os pesquisadores tenham observado esse tipo de ação mais do lado bolsonarista, eles ponderam que seriam necessários estudos mais aprofundados sobre o tema —e que, inclusive, já foram iniciados em uma segunda parte do trabalho.

O levantamento também transcreveu tudo o que foi dito nos cerca de 30 mil vídeos analisados. Todo esse material foi agrupado em grandes temas considerados relevantes para o estudo. Foram eles: Ameaças à Democracia, Candidatos/Eleições, Políticas Públicas, Religião e Outros.

O gruo B (de canais bolsonaristas) foi também o que concentrou a maior parte dos vídeos (25%) com assuntos relacionados ao tema ameaça à democracia, como fraudes nas urnas e acusações de corrupção. "A gente conseguiu observar que esses vídeos que colocavam em dúvida a legitimidade do processo eleitoral seguiam uma receita pronta para comunicar esse conteúdo de forma a inflamar o espectador", explica Bonami, da Vero.

A pesquisa foi realizada com a participação de 65 voluntários anônimos. Foi utilizada uma extensão criada pela Universidade de Exeter com a Mozilla, em que os participantes marcavam os vídeos que viam no YouTube e que consideravam políticos.

Neste processo, mais de 1.200 vídeos foram apontados como políticos. A ferramenta também detectava quais vídeos eram recomendados a partir desses assinalados pelos voluntários, somando um total de 30 mil vídeos analisados.

Em uma terceira etapa, os pesquisadores selecionaram também vídeos no YouTube a partir de buscas feitas com palavras-chaves relacionadas ao tema eleitoral, como Congresso e urnas.

"O nosso objetivo era montar uma espécie de mapa para entender essas conexões entre os vídeos", explica Chico Camargo.

Para ele, o estudo deixa claro também a importância do YouTube nas eleições. "A plataforma é o novo horário eleitoral. Até mesmo canais que inicialmente consideramos entretenimento, como podcasts, viraram um lugar de campanha, de palanque", observa ele.


PIPOCA

A cineasta Paula Gaitán recebeu convidados na abertura da mostra "Umbigo do Sonho — O Cinema de Paula Gaitán", no Cinesesc, em São Paulo, na semana passada. A programação tem curadoria da cantora Ava Rocha, filha da diretora. O cantor Kiko Dinucci passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.