Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu câncer

Artistas se mobilizam para ajudar ex-diretora da Capricho em tratamento contra câncer de pulmão

Olivia Byington, Maria Ribeiro e outros famosos fazem vaquinha para angariar fundos para a jornalista Mônica Figueiredo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cantores, atores e intelectuais estão se mobilizando para ajudar a jornalista Mônica Figueiredo. Ex-diretora da revista Capricho, ela mora hoje em Lisboa e está com câncer de pulmão em estágio avançado.

Amiga de Mônica, a cantora Olivia Byington organizou uma vaquinha online para arrecadar fundos para o tratamento da jornalista. "Vim para Portugal na semana passada e a encontrei bem debilitada. Os médicos falaram que ela está com um tumor muito grande, que está comprimindo o coração", diz a artista à coluna.

A jornalista Mônica Figueiredo
A jornalista Mônica Figueiredo - @oliviabyington no Instagram

Na sexta-feira (28), Mônica foi internada no Hospital da Luz, que é particular e está localizado em Lisboa. "Ela está com muito líquido na pleura, e estão fazendo agora uma drenagem para retirar esse líquido. Ela não pode ser transferida neste momento. Precisa melhorar um pouco para conseguir fazer o tratamento no sistema de saúde pública", explica.

A mobilização captou, até a noite desta segunda (31), R$ 160 mil, superando a meta inicial de R$ 65 mil. "Não vamos fechar a vaquinha, porque ainda terão muitos custos e ela já têm muitas dívidas de exames e dessa internação no hospital particular", afirma Olivia.

"Mas ela está muito emocionada e muito contente com essa avalanche de pessoas doando e mandando mensagens", acrescenta a cantora.

Além de comandar a Capricho, Mônica também atuou nas revistas MTV e Pais e Filhos. Há alguns anos, desde quando foi morar em Portugal, antes da pandemia, ela deixou o jornalismo e passou a fazer bordados, o que virou o seu sustento.

Segundo amigos, ela vinha sentindo dores nas costas, mal-estar e cansaço, mas avaliava que as sensações eram decorrentes de uma Covid longa e do trabalho como bordadeira.

Após exames, porém, ela foi diagnosticada com câncer de pulmão.

"É muito comovente ver como ela é uma pessoa muito querida. A Mônica sempre teve uma facilidade grande de acesso aos adolescentes. Há muitas pessoas que se sentem como uma amiga dela mesmo sem conhecê-la pessoalmente", diz a designer Flávia Soares, que é comadre da jornalista.

É o caso da atriz Maria Ribeiro, que fez uma publicação em suas redes sociais pedindo doações para a jornalista. "Mônica foi minha amiga antes mesmo de ser. Editora da Capricho, me deu a mão em uma idade que a gente precisa de gente como ela. Sensível. Corajosa. Acolhedora. Atenta", escreveu a atriz.

Mônica é lembrada por ter tornado a revista para adolescentes um fenômeno cultural e de vendas, comparado por alguns ao filme "Barbie", que versa sobre o empoderamento feminino por meio de uma linguagem pensada para meninas.


BATIDA

A cantora e compositora Eline, que lançará o single "Coração na Boca" - Stephan Solon/Divulgação

A cantora e compositora Eline lançará na próxima quinta-feira (3) o single "Coração na Boca", feito por ela em parceria com o artista Beto Sargentelli.

A faixa tem produção de Pipo Pegoraro e Lourenço Rebetez e fala sobre a infinita possibilidade de amores. A música dará nome ao seu primeiro álbum de estúdio, previsto para 14 de setembro.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.