Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Oscar mostra de cinema

Cineastas questionam falta de filmes dirigidos por mulheres em pré-lista do Oscar

Grupo + Mulheres é formado por profissionais como a produtora Debora Ivanov e as cineastas Tata Amaral e Laís Bodanzky

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O grupo + Mulheres, formado por profissionais do audiovisual como a produtora Debora Ivanov e as cineastas Tata Amaral e Laís Bodanzky, irá divulgar uma carta em que questiona a falta de filmes dirigidos por diretoras na pré-seleção de obras que podem concorrer ao Oscar.

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou na segunda-feira (28) a lista dos longas que tentarão uma indicação para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional ️em 2024.

Cena do filme "Medusa", de Anita Rocha da Silveira
Cena do filme 'Medusa', de Anita Rocha da Silveira - Bruno Mello/Divulgação

"Entre os 28 filmes indicados, seis são dirigidos por mulheres (cerca de 21% da lista). Esperamos que os membros da comissão de seleção [...] vejam com atenção a alta qualidade dos filmes dirigidos por elas", diz o manifesto.

"A representatividade não trata apenas de números, mas de dar voz às histórias, perspectivas e vivências das mulheres. Quando as mulheres estão envolvidas na criação de filmes, elas trazem uma riqueza de nuances e dimensões às narrativas", afirma ainda.

O texto pontua que, desde 1961, primeiro ano que o Brasil indicou um filme para concorrer à vaga de melhor filme estrangeiro, apenas três eram de realizadoras mulheres, contra 49 feitos por homens. Por fim, o grupo diz que espera "ver uma mulher na indicação do Brasil" ao Oscar.

A lista da Academia inclui filmes como o documentário "Retratos Fantasmas", de Kleber Mendonça Filho, e "Angela", de Hugo Prata, com Isis Valverde no papel de Ângela Diniz.

Os seis longas dirigidos por mulheres são: "Regra 34", de Julia Murat, "Medusa", de Anita Rocha da Silveira, "Pedágio", de Carolina Markowicz, "Perdida", de Luiza Shelling Tubaldini, "A Primeira Morte de Joana", de Cristiane Oliveira, e "Raquel 1:1", de Mariana Bastos.

A comissão de seleção na Academia irá se reunir nas próximas semanas, e o resultado final será anunciado no dia 12 de setembro. "Marte Um", de Gabriel Martins, foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar na última edição, mas acabou de fora da lista final.


TUBARÃO

A atriz Marina Ruy Barbosa posa para a revista Marie Claire
A atriz Marina Ruy Barbosa posa para a revista Marie Claire - Bohdan Bohdanov (MKS Milano)/Divulgação

A atriz Marina Ruy Barbosa será a capa da edição de setembro da revista Marie Claire. Em entrevista à publicação, a vilã da novela das sete "Fuzuê" (Globo) falou sobre moda, seu lado empresária e sua relação com a imprensa. "Quando vou para eventos, me sinto num aquário de tubarões. Porque tudo que eu falar ali [para a mídia], pode ser usado contra mim", diz.

Marina completa que foi aprendendo a lidar melhor com a situação com o passar do tempo. "Comecei a me permitir no sentido de ‘dane-se o que os outros vão falar’. O que importa é buscar a minha felicidade, agradando [o outro] ou não." A revista chega às bancas na próxima sexta (1º).

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.