Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Conselho de direitos humanos se reunirá com Derrite para pedir transparência em ação no litoral de SP

número de pessoas mortas pela Polícia Militar chegou a 20 nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O CNDH (Conselho Nacional dos Direitos Humanos) vai se reunir com o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, na próxima quinta-feira (24).

A reunião irá ocorrer a pedido do colegiado, que realizou na semana passada uma visita de emergência à Baixada Santista, no litoral paulista, para acompanhar desdobramentos da Operação Escudo.

Policiais transitam pela Vila Baiana no Guarujá - Danilo Verpa - 31.jul.2023/Folhapress

O número de pessoas mortas pela Polícia Militar chegou a 20 nesta semana. À coluna, o presidente do CNDH, André Carneiro, diz que eles seguem recebendo denúncias de abusos por parte dos agentes de segurança.

"Estão chegando informações de que policiais estão entrando nas casas [de moradores], destruindo barracos. A violação de direitos humanos infelizmente continua", afirma. "A nossa preocupação é garantir proteção às famílias."

O conselho também vai reforçar o pedido de transparência nas investigações das mortes.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e Derrite negam as acusações de abusos.

"Eu não estou querendo politizar ou polemizar, estou respondendo. Essas narrativas de que houve tortura, de que [mortos] foram executados. Todos os exames do Instituto Médico Legal, as necropsias não apontam nenhum sinal de violência, muito menos de tortura", afirmou Derrite no último dia 2.


POLTRONA

A atriz Isis Valverde, acompanhada do namorado, o empresário Marcus Buaiz, recebeu convidados na pré-estreia do filme "Angela", na semana passada, no Cinemark do shopping Iguatemi, em São Paulo. O ator Gabriel Braga Nunes, que interpreta no longa Doca Street, o assassino de Ângela Diniz, papel de Isis, marcou presença no evento. A cantora Fafá de Belém também passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.