Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Zé Celso

Morre irmã mais velha de Zé Celso, dois meses após o diretor

Professora Anna Maria Martinez Corrêa tinha 90 anos e era muito ligada ao irmão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A professora Anna Maria Martinez Corrêa, irmã mais velha de Zé Celso, morreu nesta quarta-feira (30), quase dois meses após a morte do diretor. Ela tinha 90 anos. A causa da morte foi insuficiência respiratória.

Anna Maria Martinez Corrêa ao lado do irmão, o diretor Zé Celso
Anna Maria Martinez Corrêa ao lado do irmão, o diretor Zé Celso - Arquivo Pessoal

Anna Maria morava no mesmo prédio em que Zé Celso vivia, mas no quinto andar. O apartamento do irmão, que pegou fogo no início de julho, em um acidente que o levou à morte, ficava no sexto andar do edifício.

Segundo amigos, Anna Maria sempre foi um apoio para Zé Celso. Era na casa dela que a família e artistas colegas do diretor se reuniam nos almoços de domingo.

Ela deixa os irmãos Lala e João Martinez Corrêa.

O velório e o enterro serão realizados na quinta (31), no cemitério Gethsêmani, no Morumbi.

"A Anna era muito ligada ao Zé. Ela viu tudo, tudo o que ele fez. Em suas últimas montagens, ela ia com apoio de oxigênio, na cadeira de rodas e acompanhada de cuidadoras, mas não deixava de ir", diz o ator e diretor Ricardo Bittencourt, amigo da família.

Formada em história, Anna Maria foi professora na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Um dos destaques da sua carreira foi a criação do Centro de Documentação e Memória (Cedem), projeto que resgatou e preservou a história dos movimentos sociais de esquerda do país.

Em 2022, ela foi homenageada pelo conselho universitário da Unesp com o título de professora emérita em razão da sua dedicação e "capacidade de fazer acontecer".

A historiadora e professora Anna Maria Martinez Corrêa, irmã mais velha de Zé Celso
A historiadora e professora Anna Maria Martinez Corrêa, irmã mais velha de Zé Celso - Reprodução/Facebook

LETRAS

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, recebeu convidados como o advogado-geral da União, Jorge Messias, no lançamento do seu livro "Consensualismo na Administração Pública e Regulação: Reflexões para um Direito Administrativo do Século 21". Autor do prefácio da obra, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes discursou durante o evento, realizado na Biblioteca do Senado, em Brasília, na noite de terça (29). O ministro do STF Kassio Nunes Marques também marcou presença no encontro.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.