Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Zambelli pede apoio em grupo do PL, mas poucos comparecem

Ausência chamou a atenção e até mesmo gerou o sentimento de pena entre alguns colegas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presença reduzida de parlamentares do PL ao lado de Carla Zambelli (PL-SP) nesta quarta-feira (2) chamou a atenção e até mesmo gerou o sentimento de pena entre alguns de seus correligionários.

Alvo de uma operação da Polícia Federal (PF), a parlamentar disparou uma mensagem em um grupo com cerca de 70 colegas de bancada pedindo que se juntassem a ela durante uma entrevista coletiva. Cerca de dez compareceram. Ao todo, o PL tem 99 representantes na Casa.

0
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) no Salão Verde da Câmara, em Brasília - Gabriela Biló - 2.ago.2023/Folhapress

Deputados ouvidos pela coluna contemporizam a baixa adesão, afirmando que a mensagem foi enviada em cima da hora. Outros dizem que o pedido foi prontamente atendido por colegas que estavam disponíveis, como Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Coronel Meira (PL-PE).

Entre os que reconhecem a falta de apoio público, há quem aponte as polêmicas atreladas ao nome da deputada como a causa do afastamento. Além da suposta parceria com o hacker Walter Delgatti investigada pela PF, o episódio em que ela sacou uma arma e perseguiu um opositor político pelas ruas de São Paulo ainda é lembrado.

Outros afirmam não ter participado da entrevista coletiva por temor de se tornar um alvo do STF (Supremo Tribunal Federal). Nas palavras de um parlamentar, a oposição bolsonarista sente como se estivesse com um "x" em suas costas —situação que poderia se agravar com a associação à imagem de Zambelli.

Nesta quarta, a deputada teve seu gabinete na Câmara e endereços residenciais alvos de mandados de busca e apreensão, em operação da PF que prendeu o hacker conhecido como o da "Vaza Jato".

Os dois são suspeitos de atuarem em uma trama que mirava o ministro do STF Alexandre de Moraes e que resultou na invasão dos sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão.

De acordo com Delgatti, a invasão no sistema foi solicitada por Zambelli. A PF afirma que o hacker recebeu valores via Pix de pessoas ligadas à deputada. Ela afirma que há uma tentativa de associar o ex-presidente à invasão do sistema.

CONTAGEM REGRESSIVA

O ator Douglas Silva e sua filha, a atriz mirim Maria Flor Samarão, participaram do evento de lançamento de "Fuzuê", nova novela das sete da TV Globo. Além deles, integram o elenco artistas como Cinnara Leal e Clayton Nascimento. Criado e escrito por Gustavo Reiz, o folhetim chega às telinhas no próximo dia 14.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.