Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça anula condenação que obrigava Gregorio Duvivier a pagar R$ 100 mil a ruralista

Humorista chamou empresário de 'agiota' e 'grileiro' em programa da HBO

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) anulou uma sentença que havia condenado o humorista Gregorio Duvivier e a HBO Brasil a pagarem uma indenização de R$ 100 mil ao empresário Antônio José Junqueira Vilela Filho.

Duvivier chamou o ruralista de criminoso, grileiro, agiota, inimigo do campo e do meio ambiente em seu programa Greg News (HBO Max), no ano passado.

O ator Gregório Duvivier
O atoe e humorista Gregório Duvivier no Greg News (HBO Max) - Divulgação

O apresentador disse ainda que o empresário era acusado de invadir e desmatar mais de 300 quilômetros quadrados da Amazônia e de manter trabalhadores em condições análogas à escravidão.

Na primeira instância, o juiz Gustavo Coube de Carvalho condenou Duvivier ao pagamento de indenização, argumentando que o caráter humorístico do programa "não afasta o dever jornalístico de apuração" e "de dar ao envolvido a chance de se manifestar sobre fatos".

Em decisão unânime, desembargadores do TJ-SP aceitaram um recurso apresentado por Duvivier. O relator Francisco Loureiro argumentou que as sátiras "não chegam a configurar ato ilícito, nem impingir dano moral ao autor".

"Trata-se de episódio voltado a criticar a atual configuração do agronegócio, incluindo-se pessoas, naturais e jurídicas, que exercem atividade agropecuária", afirma .

E segue: "Em termos mais simples, ninguém que ouça ao programa concluirá que o autor foi acusado de agiotagem, mas, sim, que houve um trocadilho com as iniciais (AJ) do demandante. A sátira, por si só, não tem envergadura a ofender a honra e a imagem do autor".

O desembargador ainda diz que o empresário não foi chamado de criminoso durante o programa, e que apenas foi apontado seu envolvimento na pática de supostos atos ilícitos, atualmente sob investigação.

Antônio José Junqueira Vilela Filho foi preso preventivamente em 2016, apontado como suposto chefe de um esquema de desmatamento ilegal e grilagem de terras no interior do Pará.

Procurado, Duvivier afirma à coluna que está "feliz com a decisão judicial" e espera que abra "um precedente importante para outros processos do tipo".

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.