Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu sustentabilidade

Embratur deixa empresa de fora de evento em Paris, mas diz que a levará a Londres

Agência tem usado critério de sustentabilidade para classificar participantes de eventos; na Inglaterra, como haverá mais vagas, Havas Creative Tours poderá participar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) deixou de fora uma tradicional empresa brasileira do estande da agência montado na Top Resa, feira realizada em Paris e dedicada ao mercado turístico.

O critério de exclusão utilizado foi a ausência de práticas sustentáveis por parte da operadora de viagens. Como não havia vagas suficientes para todos os inscritos, ela pontuou menos e não foi incluída na programação.

O rio Sena, nas proximidades da Torre Eiffel, em Paris - Sarah Meyssonnier - 3.ago.2022/Reuters

A empresa deixada de fora é a Havas Creative Tours, que recepciona estrangeiros no Brasil desde 1989. Seu dono, Francisco Havas, chegou a se queixar da exclusão durante um workshop realizado pela Embratur no Rio de Janeiro, na semana passada. Segundo pessoas que testemunharam o diálogo, o empresário afirmou ser a pessoa que mais traz franceses para o país.

Em resposta, ouviu do gerente de Feiras e Mercados Internacionais da Embratur, Bruno Reis, que a Havas Creative Tours não pontuou em nenhum dos critérios de sustentabilidade presentes no edital de seleção.

Em nota enviada à coluna após a publicação deste texto, a Embratur afirma que a operadora será contemplada em um próximo evento, que será sediado na Inglaterra —e contará com um estande maior.

"A Havas Creative Tours é parceira da Embratur na promoção internacional do turismo brasileiro, com larga experiência e histórico de serviço bem prestado como operadora de turismo receptivo. A empresa estará no estande da Embratur na feira WTM Londres, em novembro", diz.

O estande brasileiro em Paris marca o retorno do Brasil à Top Resa —no governo de anterior, que entrou em atrito com o presidente francês, Emmanuel Macron, o país deixou de comparecer.

Entre as empresas operadoras de turismo e destinos turísticos que participam do evento iniciado nesta terça-feira (3) estão a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), voltada ao mercado de luxo, e a Malocas Jungle Lodge, baseada na Amazônia. Representantes das cidades de Foz do Iguaçu e Salvador também foram convidados.


PLANALTO CENTRAL

A jornalista Diana Fernandes recebeu convidados para o lançamento do livro póstumo "O Que Vi dos Presidentes: Fatos e Versões", da jornalista Cristiana Lôbo. Fernandes é coautora da obra. Murilo Lôbo, viúvo de Cristiana, participou do evento. O diretor editorial da Planeta, Felipe Brandão, também prestigiou o lançamento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.