Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Não há impedimentos de Israel para saída imediata de brasileiros de Gaza, diz ex-secretário de Bolsonaro

Fabio Wajngarten afirma ter conversado neste domingo (15) com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, sobre a situação do grupo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um dos assessores mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-secretário especial de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten afirma ter conversado neste domingo (15) com o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, sobre a situação dos brasileiros em Gaza.

"Não há impedimentos do lado israelense pela imediata saída dos mesmos", escreveu Wajngarten, em publicação nas redes sociais, após a tratativa.

O então secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten, durante solenidade em Brasília - Carolina Antunes - 18.dez.2019/PR

A conversa ocorre após a travessia da fronteira de Gaza com o Egito pelo grupo de brasileiros, prevista para sábado (14), ser adiada. De acordo com o governo brasileiro, Israel recuou e não deu autorização para que estrangeiros deixem a área conflagrada, mesmo após uma série de negociações.

Em entrevista à coluna nesta semana, o embaixador de Israel no Brasil afirmou que seu país não tem "nada contra" a possibilidade de cidadãos brasileiros saírem da Faixa de Gaza.

"A fronteira com o Egito é uma coisa que pode funcionar nesse sentido", disse Zonshine. "Espero que todos tenham a possibilidade de sair de lá sãos e salvos."

Ele, no entanto, afirmou não acreditar na possibilidade de um corredor humanitário ser negociado junto ao grupo terrorista Hamas, autor do ataque que deflagrou a guerra. "Honestamente, o único diálogo com o Hamas é por tiros. Não tem diálogo com o Hamas, ele não tem diálogo conosco", disse o embaixador.

Israel controla regiões do sul de Gaza, e inclusive já fez vários bombardeios perto da fronteira do território com o Egito, o que dificulta o trânsito das pessoas até o ponto de passagem.

Na quinta-feira (12), em meio a negociações com Egito e Israel, o governo federal deslocou para Roma, na Itália, a aeronave da Presidência da República para resgatá-los.

O avião modelo VC-2 (Embraer 190) tem capacidade para 40 passageiros e aguarda, apenas, a autorização do governo egípcio para dar seguimento à operação e trazê-los ao Brasil.

O conflito entre Israel e Hamas chega a seu nono dia neste domingo sob a expectativa de uma invasão terrestre de Tel Aviv na Faixa de Gaza, território palestino regido pelo grupo terrorista onde vivem mais de 2,3 milhões de pessoas, agora sob cerco total.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.