Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sete em cada dez educadores dizem que já presenciaram piadas racistas na escola, aponta pesquisa

Levantamento realizado pela ONG Quero na Escola mostra também que maior parte das ofensas é proferida por estudantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Sete em cada dez educadores brasileiros dizem que já escutaram estudantes, professores ou funcionários fazendo piadas racistas nas instituições de ensino em que trabalham. Essa é uma das constatações da pesquisa "Sua Escola É (Anti)racista?", realizada pela ONG Quero na Escola, de fevereiro a maio deste ano.

GIZ DE CERA

O levantamento ouviu 624 educadores de 21 estados brasileiros e do Distrito Federal, por meio de um questionário online. Mais de 90% dos que responderam são da rede pública.

Professor dá aula na escola estadual Professor Orlando Geribola, em Osasco - Karime Xavier 31.mar.22/ Folhapress

Os profissionais foram perguntados se, no dia a dia da escola, presenciavam falas ou apelidos racistas e se eles vinham de colegas educadores, estudantes, de si mesmo ou alguma outra pessoa (que poderia ser um funcionário ou até mesmo um familiar de aluno).

CERA 2

Em cerca de metade dos casos, as pessoas que ouviram esse tipo de ofensa apontaram mais de um grupo como responsável pelos insultos. Os alunos lideram o ranking: 46% disseram que escutaram piadas e apelidos vindo apenas de estudantes, e outros 31% citaram como autores das falas racistas estudantes ao lado de outros grupos.

Colegas educadores aparecem na sequência, sendo citados por 5,3% dos entrevistados como únicos responsáveis por esse tipo de ofensa, e por um total de 33% quando acompanhados de outros segmentos (estudantes, outras pessoas e a si mesmo).

CERA 3

A pesquisa perguntava também como os profissionais lidavam com a situação. Duas respostas foram as mais citadas: 41% disseram que falavam para a pessoa que não gostou da piada, e 38% afirmaram que pediam providências, como retratação ou intervenção pedagógica.

RACISMO

Entre os educadores que responderam a pesquisa, 23% afirmaram que já foram vítimas de racismo. Esse percentual ultrapassa os 90% entre os que se declaram pretos, e sobe para 39% entre os que se dizem pardos.

ATAQUES

O levantamento também tinha uma pergunta para entender a percepção da comunidade escolar sobre a presença de manifestações de ódio, como símbolos nazistas e ameaças explícitas. Um terço dos educadores (30,1%) disse que já percebeu esses sinais e tem medo de que isso leve a uma situação mais grave na instituição, como um ataque. Um percentual um pouco maior (37%) afirmou nunca ter percebido qualquer sinal, e outros 28% disseram que já notaram, mas não têm receio.

Entre as pessoas negras, o número das que percebem sinais e têm medo sobe para 37%.

FICHA

O estudo, que contou com o apoio da editora Editora Jandaíra, foi desenvolvido para marcar os 20 anos da Lei 10.639, que instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas. Os dados serão apresentados no sábado (28), no evento Primavera dos Livros, no Rio de Janeiro.


TABLADO

Os atores Simone Zucato e Cassio Scapin receberam convidados para a pré-estreia do espetáculo "Sylvia", realizada no teatro Porto Seguro, na capital paulista, na semana passada. Baseada na peça escrita por A. R. Gurney e que teve Sarah Jessica Parker no papel-título, a versão brasileira é dirigida por Gustavo Wabner.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.