Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu América Latina

Wellington Dias apresenta candidatura do Brasil para presidir comissão latino-americana

Ministro do Desenvolvimento Social falou à comunidade internacional nesta terça (3), no Chile

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, apresentou nesta terça-feira (3) a candidatura do Brasil para presidir e sediar, em 2025, a conferência da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). A entidade atualmente é comandada pelo Chile, país anfitrião do encontro deste ano.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, durante conferência regional da Cepal, no Chile, nesta terça (3) - Ascom MDS/Divulgação

Ao discursar na Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe, o chefe da pasta propôs implementar no continente e nos países vizinhos a aliança global contra a fome e a pobreza apresentada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cúpula do G20.

O pacto poderia envolver, por exemplo, um acordo entre credores de países ricos e Estados em desenvolvimento para que o pagamento de dívidas pudesse ser revertido em investimentos nas áreas social, educacional, sustentável, da saúde e também de infraestrutura.

"Se essa aliança contra a fome e a pobreza for possível, ela deverá muito à experiência acumulada da América Latina e do Caribe no desenvolvimento social. Nossa região é um celeiro de boas ideias e de boas experiências nessas áreas, mesmo com recursos limitados", afirmou Dias.

O ministro ainda falou aos presentes sobre iniciativas de sua pasta, como o Novo Bolsa Família, o Brasil Sem Fome e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social.

Disse, ainda, que a democracia no país triunfou apesar de um "importante retrocesso político que comprometeu políticas e programas sociais estabelecidos" nos últimos anos, em referência ao governo de Jair Bolsonaro (PL).

"O Brasil está de volta e prestará muita atenção aos temas sociais e ao fortalecimento de sua institucionalidade, assim como à cooperação internacional nesses âmbitos", afirmou Dias.


PLANALTO CENTRAL

A jornalista Diana Fernandes recebeu convidados para o lançamento do livro póstumo "O Que Vi dos Presidentes: Fatos e Versões", da jornalista Cristiana Lôbo. Fernandes é coautora da obra. Murilo Lôbo, viúvo de Cristiana, participou do evento. O diretor editorial da Planeta, Felipe Brandão, também prestigiou o lançamento.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.