Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Bar Balcão, em SP, seguirá aberto após incorporadora desistir de construir prédio no lugar

Inaugurado em 1994, estabelecimento virou ponto de encontro de escritores, jornalistas e artistas plásticos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A indefinição acabou. O Bar Balcão, que funciona há quase 30 anos no número 150 da rua Dr. Melo Alves, nos Jardins, em São Paulo, não corre mais o risco de fechar.

Segundo o dono do comércio, Francisco Millan, o Chico, a incorporadora que pretendia comprar o imóvel e outros ao redor para a construção de um prédio desistiu do negócio. "Graças a Deus [não vai fechar]. Você viu que milagre?", disse ele à coluna.

Bancada e cadeiras do bar Balcão, nos Jardins, que pode fechar as portas para a construção de prédio
Bancada e cadeiras do bar Balcão, nos Jardins - Almeida Rocha/Folhapress

Com seu enorme balcão que ocupa todo o salão e é rodeado por banquetas altas, o bar virou ponto de encontro de escritores, jornalistas e artistas plásticos. Em março de 1994, o Balcão vai comemorar três décadas no mesmo ponto, na esquina com a alameda Tietê.

Chico disse que a incorporadora não conseguiu comprar um dos apartamentos envolvidos no projeto. Na vizinhança, os rumores são de que um dos herdeiros do imóvel não quis assinar a venda. Ele seria uma pessoa simples, que mora no interior de Minas Gerais.

A notícia da permanência do Balcão foi publicada no perfil oficial do bar no Instagram. "A vida tem dessas coisas, uma pessoa simples pode parar o empreendimento de um grande fundo americano", diz o texto na rede social. O estabelecimento também agradeceu a mobilização pela permanência do bar, que contou com o apoio de mais de 8.000 pessoas em um abaixo-assinado.

Chico afirma que na noite de sexta (10) os frequentadores do Balcão comemoraram a notícia. A jornalista Sandra Annenberg foi uma delas.

"A melhor notícia dos últimos tempos: o @barbalcao NÃO vai fechar! Chegamos na hora da comemoração. Que felicidade!!!", escreveu ela em suas redes.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.