Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Prerrogativas não adere a manifesto anti-Gonet e diz que apoiará quem Lula indicar para a PGR

Coordenador do grupo afirma que escolha cabe ao presidente e que procurador é 'jurista íntegro, sério e muito preparado'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, que coordena o grupo Prerrogativas, afirma que o coletivo não aderiu ao manifesto que critica a eventual escolha de Paulo Gonet para a Procuradoria Geral da República (PGR).

Ele é o mais cotado para o cargo, mas Lula ainda não oficializou a escolha —o que tem levado organizações de esquerda e setores do Ministério Público Federal (MPF) a tentarem derrubar a indicação.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, durante sessão do TSE, em Brasília - Antonio Augusto - 21.mar.2023/Secom/TSE

Em um manifesto, 40 entidades da Coalizão pela Democracia criticaram a atuação de Gonet.

O Prerrogativas, que reúne advogados, professores e juristas próximos de Lula (PT), foi elencado na lista que se opõe ao nome de Gonet.

Marco Aurélio de Carvalho reforça que não autorizou a entrada do grupo no manifesto, como já tinha afirmado à Folha.

"O Prerrogativas compreende e respeita a posição de entidades e de coletivos que resolveram se unir para fazer sugestões ao presidente Lula. Nosso grupo, entretanto, apoiará qualquer escolha do presidente Lula. Só a ele cabe esta prerrogativa."

Ele afirma ainda que "o presidente Lula recebeu a confiança de mais de 60 milhões de brasileiros para fazer esta entre tantas outras escolhas".

Para Carvalho, Lula tem "excelentes opções, entre as quais o próprio Gonet, que é um jurista íntegro, sério e muito preparado". Ele se diz ainda contrário a "qualquer movimento de veto a quem quer que seja" .

"O presidente tem experiência, está no seu terceiro mandato e fará grandes escolhas, tanto para a PGR como para o Supremo [Tribunal Federal]", conclui o advogado.


ESTATUETA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, foi uma das personalidades agraciadas com o troféu Zumbi dos Palmares, entregue durante a 21° edição do Troféu Raça Negra, por seu simbolismo na busca pela igualdade racial. O ator Helio de La Peña e a atriz Elisa Lucinda, uma das homenageadas, participaram da solenidade, realizada na Sala São Paulo, na capital paulista, na segunda (20). A atriz Sheron Menezzes também foi prestigiada.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.