Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Reunião do Mercosul deve ser 'fim de feira' por causa de Milei, acreditam diplomatas

Integrantes da diplomacia brasileira e da equipe econômica do governo acreditam que não será possível firmar acordo com a União Europeia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governo brasileiro está descrente da possibilidade de o acordo entre o Mercosul e a União Europeia ser assinado até 7 de dezembro, como estabelecido pelos dois grupos. Um dos principais obstáculos seria a eleição de Javier Milei na Argentina.

O candidato presidencial da Argentina, Javier Milei, reage aos resultados da eleição presidencial, em Buenos Aires - Matias Baglietto - 22.out.2023/Reuters

SERÁ QUE SERÁ?

Ele toma posse como presidente em 10 de dezembro. E tanto a diplomacia brasileira quanto integrantes da equipe econômica acham difícil que algo seja assinado por representantes da Argentina apenas três dias antes da mudança de governo _especialmente se Milei seguir dizendo que pretende se retirar do Mercosul.

O acordo entre os países sul-americanos e a União Europeia é considerado o mais ambicioso e abrangente já negociado para facilitar o comércio entre os dois blocos.

RODA

Os presidentes dos países que integram o Mercosul têm reunião agendada para os dias 6 e 7 de dezembro, no Rio de Janeiro. Lula (PT) deve comparecer. A presença do atual presidente da Argentina, Alberto Fernández, é uma incógnita, já que ele estará a poucos dias de deixar o cargo.

FEIRA

A expectativa de diplomatas é a de que, apesar da presença de diversos mandatários, o clima seja de "fim de feira", conforme um integrante do Ministério das Relações Exteriores afirmou à coluna. Nada de relevante deve ser decidido, portanto, caso Javier Milei não recue de suas investidas contra o bloco.

Na ocasião, o Brasil se despedirá da presidência temporária do Mercosul, que assumiu há seis meses.

Além de obstáculos no próprio bloco do Mercosul, há também problemas de ajustes com a União Europeia, que Lula tenta contornar. Na segunda (20), ele telefonou para a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, para conversar sobre esses obstáculos. Apesar de todos os problemas, o presidente brasileiro não jogou a toalha, e segue tentando manter a possibilidade de acordo em pé.

CORTINAS ABERTAS

O ator e diretor Marcelo Drummond, viúvo do dramaturgo Zé Celso, recebeu convidados para a estreia de sua peça "O Jogo do Poder", em cartaz no Teatro Oficina, em São Paulo. A atriz Leona Cavalli compareceu ao evento, realizado na semana passada. O ator Matheus Nachtergaele também esteve lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.