Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Diplomacia de Lula não vê retaliação em ausência de brasileiros na lista para sair de Gaza

Palestinos com nacionalidade de países aliados a Israel também não conseguiram autorização para atravessar a fronteira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A diplomacia do governo Lula segue relativamente tranquila com a ausência de brasileiros na lista de estrangeiros que estão na Faixa de Gaza e que serão autorizados a deixarem o território, sob ataque de Israel.

Menina palestina ferida é levada por enfermeiro para ser transferida ao Egito em Rafah, na Faixa de Gaza, no primeiro dia de saída de pessoas do território sob ataque de Israel
Menina palestina ferida é levada por enfermeiro para ser transferida ao Egito em Rafah, na Faixa de Gaza, no primeiro dia de saída de pessoas do território sob ataque de Israel - Rizek Abdeljawad - 1º.nov.2023/Xinhua

MUITA CALMA

Há entre autoridades do governo, em Brasília, uma forte desconfiança de que os brasileiros não foram incluídos nas três primeiras listas pelas críticas contundentes que Lula tem feito aos bombardeios e às mortes de crianças no conflito. Ele chegou a usar a palavra "genocídio" para definir o que ocorre em Gaza.

CALMA 2

O fato de palestinos que têm nacionalidade de países como Alemanha, França e Inglaterra também não terem conseguido autorização de Israel e do Egito já nas primeiras duas listas para atravessarem a fronteira, no entanto, seria a prova, para diplomatas, de que não haveria retaliação ao Brasil.

Os três países são aliados de Israel. Mesmo assim, alemães e ingleses apenas nesta sexta (3) foram incluídos entre os grupos que podem deixar Gaza. Os cerca de 140 franceses começaram também a sair do território hoje, divididos em três grupos, de 50 pessoas cada um.

A escolha de quem entrará na lista, portanto, dá sinais de que pode ser aleatória _o que aumenta a ansiedade de diplomatas brasileiros, mas os mantêm confiantes de que o grupo sob seus cuidados vai conseguir autorização para sair do território conflagrado.

Apenas sobre os cidadãos dos EUA segue pesando a desconfiança de que há maior facilidade. Nesta sexta, dos 571 autorizados a sair de Gaza, 367 são norte-americanos.

CALMA 3

Pela atualização mais recente, 34 pessoas sob os cuidados do governo brasileiro esperam a autorização de Israel e do Egito para sair de Gaza. São 24 brasileiros, 7 palestinos em processo de imigração e 3 palestinos familiares próximos que darão início à imigração.

São 18 crianças, 10 mulheres e 6 homens que estão abrigados nas cidades de Rafah (18) e Khan Younes (16).


ESTANTE

O escritor Mario Prata recebeu convidados no lançamento do seu livro "Pelo Buraco da Fechadura Eu Vi um Baile de Debutantes" na Livraria da Vila, em São Paulo, na semana passada. A jornalista Maria Prata, filha do escritor, e o marido dela, o apresentador Pedro Bial, compareceram ao evento. O escritor Reinaldo Moraes passou por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.