Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu América Latina

Lula, Boric e Petro estão desinformados sobre guerra em Gaza, diz cônsul de Israel

Diplomata afirma que notícias distorcidas chegam aos mandatários, que definem mortes de civis palestinos como genocídio e desrespeito ao direito internacional humanitário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, afirmou que os presidentes da América Latina estão "mal informados" sobre o que está acontecendo na Faixa de Gaza (ver vídeo abaixo). Nesta semana, Lula (PT) e os presidentes do Chile, Gabriel Boric, e Gustavo Petro, da Colômbia, usaram palavras duras para se referir aos bombardeios no território palestino.

O cônsul-geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, em evento no Clube Hebraica na capital paulista - Mathilde Missioneiro - 12.mai.2023/Folhapress

LINHAS TORTAS

Lula, que já tinha definido o contra-ataque de Israel como "insanidade", afirmou que o que ocorre no Oriente Médio "não é uma guerra, é um genocídio que já matou quase 2.000 crianças". Boric informou que, "diante da violação do Direito Internacional Humanitário", estava chamando o embaixador de seu país em Israel para consultas. E Petro voltou a repetir que se trata de um "genocídio". A Bolívia rompeu relações diplomáticas com Israel.

LINHAS 2

A coluna questionou Erdreich sobre as palavras dos mandatários do continente em uma entrevista coletiva que ele concedeu depois de chamar jornalistas para assistirem a vídeos que registraram o massacre de israelenses pelo Hamas, no 7 de outubro.

O TERROR

As imagens, que têm sido divulgadas por Israel para grupos restritos, que não têm autorização para reproduzi-las ao público, mostram pais sendo assassinados diante dos filhos, pessoas metralhadas, carros e casas incendiados e dezenas de cadáveres em ruas e rodovias.

O TERROR 2

No questionamento, a Folha afirmou que as imagens das execuções de israelenses pelos terroristas são chocantes, e que as dos ataques de Israel a Gaza são igualmente terríveis –o que levou os mandatários citados a criticarem duramente Israel por reagir punindo coletivamente a população do território palestino.

DE ONDE?

"Qual é a fonte dos presidentes da América Latina para estas informações?", respondeu o cônsul. "Quem controla a informação que está saindo de Gaza? Quem está por trás delas? Que reportagens os jornalistas palestinos estão fazendo lá [em Gaza]?", questionou.

DE LONGE

Para o cônsul, a imprensa brasileira, e de todo o continente, reproduz informações de agências internacionais que, por sua vez, levam ao ar informações dos jornalistas que vivem e trabalham em Gaza.

DE PERTO

"A informação que está saindo de Gaza está distorcida", seguiu ele. A coluna perguntou então se ele considerava que os presidentes latino-americanos estavam mentindo. "Estão mal informados sobre o que está acontecendo", concluiu ele.

NADA FEITO

Na entrevista, ele afirmou que não há hoje condições para a troca de reféns por prisioneiros palestinos, como propõe o Hamas. E disse não entender "por que toda a mídia não está chamando todo o mundo para fazer alguma coisa para libertar essas pessoas [reféns que os terroristas mantêm em Gaza].

EM RISCO

Disse ainda que há uma explosão do antissemitismo no Brasil e em outras partes do mundo, além de chamadas para que todos sejam assassinados. Afirmou ainda que a sessão com os vídeos sobre os ataques terroristas foi necessária para evitar "o negacionismo" sobre o que "está acontecendo" e o que "nós estamos enfrentando".

EM RISCO 2

"Nenhum judeu no mundo, hoje, pode dizer que está seguro", afirmou ainda o cônsul de Israel.


NA TELA

O jornalista Valmir Salaro participou da exibição do documentário "Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado" na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, realizada na segunda (30). O advogado José Luis Oliveira Lima, conselheiro do Innocence Project Brasil, esteve lá, assim como a diretora-presidente do Instituto Liberta e também conselheira do projeto, Luciana Temer.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.