Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu guerra israel-hamas Itamaraty

Brasileiro em Gaza faz clamor ao governo por repatriação e diz viver 'massacre'

Hasan Said Rabee expressa angústia após brasileiros não estarem incluídos na lista de estrangeiros autorizados a cruzar fronteira com o Egito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O brasileiro Hasan Said Rabee, que integra o grupo de 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e aguardam sua repatriação para o Brasil, enviou à coluna nesta quarta-feira (1º) um vídeo em que expressa sua angústia por não ter sido incluído na lista de estrangeiros autorizados a cruzar a fronteira com o Egito.

O palestino-brasileiro Hasan Said Rabee, que integra o grupo de 34 brasileiros que estão na Faixa de Gaza, em trecho de vídeo em que faz clamor ao governo brasileiro para que seja repatriado - Reprodução

A liberação parcial ocorre após um acordo mediado pelo Qatar entre os governos de Israel e do Egito. Poderão deixar o território cidadãos da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca, além de integrantes da Cruz Vermelha e de ONGs.

"Até esse momento, não existe informação, não temos informação de quando os brasileiros na Faixa de Gaza vão sair. Nenhuma embaixada, nem no Egito nem na Palestina, [deu] informação para a gente de quando a gente vai sair daqui", afirma Hasan. "Infelizmente, terrível."

O brasileiro afirma que muitos cidadãos estrangeiros já saíram da Faixa de Gaza, enquanto os brasileiros ainda não têm nenhuma previsão sobre sua tão aguardada saída. "Eu peço ao governo federal para informar quando a gente vai ser liberado, quando a gente vai sair daqui", pede Hasan.

"O que a gente passa é um massacre, uma miséria. Minhas filhas estão bem doentes, uma delas está com febre há dois dias. Conseguiu remédio para ela, mas, mesmo assim, a febre não abaixa. A outra está bem assustada, à noite ela caiu no escuro. Ela ouviu a bomba cair. Machucou toda a boca dela, a cabeça dela", desabafa ele.

"O que a gente está passando aqui é um terror. Um massacre, que a gente vê dia a dia. As bombas não param de cair, há bomba por todo lado. Sem energia, sem luz até esse momento. Vai fazer 25 dias, infelizmente, de terror", diz ainda.

Palestino-brasileiro, Hasan adquiriu sua cidadania porque é casado com uma brasileira. O casal tem duas filhas, ambas nascidas no país. Desde o início da guerra, ele tem relatado as dificuldades enfrentadas, dia após dia, pelos brasileiros que se veem sitiados em Gaza.

Na semana passada, Hasan recebeu uma ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após pedir que os familiares palestinos dos brasileiros que estão em Gaza também possam ser trazidos ao Brasil.

O governo brasileio tem conversado com o Qatar, que lidera esforços de negociação por ser um país que abriga líderes do Hamas no exílio, e outros países interessados em tirar seus moradores.

"Ainda não há brasileiros na lista divulgada hoje", disse o embaixador brasileiro na Cisjordânia, Alessandro Candeas, nesta quarta-feira. "Acredito que em breve novas listas serão publicadas, e espero que nossos brasileiros estejam nelas."


NA TELA

O jornalista Valmir Salaro participou da exibição do documentário "Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado" na Fundação Getulio Vargas (FGV), em São Paulo, realizada na segunda (30). O advogado José Luis Oliveira Lima, conselheiro do Innocence Project Brasil, esteve lá, assim como a diretora-presidente do Instituto Liberta e também conselheira do projeto, Luciana Temer.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.