Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu América Latina Argentina

Eduardo Bolsonaro diz entender mudança de Milei pós-eleição e afirma que pai vai à posse

Presidente eleito da Argentina mandou carta a Lula, se encontrou com Bill Clinton nos EUA e moderou discurso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A guinada do presidente eleito da Argentina, Javier Milei, que passou a ter posições moderadas depois de vencer o pleito no país, fez com que uma pulga se alojasse atrás da orelha de lideranças de direita no Brasil.

Um dos principais interlocutores do bolsonarismo com Milei, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) diz, no entanto, que a presença dele e de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na posse, marcada para o dia 10 de dezembro, está mantida até agora.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro em Buenos Aires, para onde viajou para apoiar a candidatura de Javier Milei à Presidência da Argentina - Cristina Sille - 22.out.2023/Reuters

Convidados pelo futuro presidente, eles devem viajar a Buenos Aires com três governadores e dezenas de parlamentares.

O fato de Milei ter enviado uma carta convidando Lula (PT) para a mesma cerimônia, depois de chamá-lo de corrupto na campanha, não alterou os planos do grupo até o momento.

"Nós entendemos que existe uma diferença entre ser deputado, como era o Milei, e ser agora presidente da República de seu país", diz Eduardo Bolsonaro.

Assim como Milei, o ex-presidente Bolsonaro também integrava o Parlamento antes de decidir concorrer à Presidência da República no Brasil.

No governo, ele precisou ampliar o diálogo e criar condições de governabilidade, negociando com forças políticas que criticava anteriormente.

"Mas acreditamos que Milei se mantém seguro de suas convicções e princípios", afirma o parlamentar.

Além da carta a Lula, outra atitude que causou estranhamento entre parlamentares de direita que até então admiravam incondicionalmente o argentino foi o encontro dele com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton nesta semana em Nova York.

Clinton é do mesmo partido do atual presidente norte-americano, Joe Biden, e o encontro foi visto como uma tentativa de aproximação da Casa Branca.

Em tese, Milei se alinha ao também ex-presidente dos EUA Donald Trump, que é adversário de Biden e tenta ser candidato contra ele à Presidência em 2024.


ESTANTE

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinícius Marques de Carvalho, recebeu convidados, na noite de segunda, (27) no lançamento do seu livro "Política de Defesa da Concorrência — Dos Fundamentos Teóricos à Implementação". A jurista e professora da USP Maria Paula Dallari Bucci prestigiou o evento, que ocorreu na loja de vinhos Grand Cru, do shopping Higienópolis, em São Paulo. Os advogados Leandro Raca e Julia Krein também passaram por lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.