Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Advogados lançam manifesto de apoio a Marco Aurélio de Carvalho para substituir Dino na Justiça

Texto é assinado por 72 profissionais do direito

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de advogados lançou um manifesto em apoio à indicação do também advogado e jurista Marco Aurélio de Carvalho ao Ministério da Justiça.

O advogado Marco Aurélio de Carvalho - Marlene Bergamo - 14.jun.2022/Folhapress

A carta é assinada por 72 profissionais, dentre os quais Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, Alberto Zacharias Toron, Ana Amélia Camargos, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, Celso Vilardi, Fábio Tofic, Flavia Rahal, José Eduardo Cardoso, José Luis Oliveira Lima, Ricardo Toledo, Roberto Podval e Weida Zancaner.

Carvalho é o coordenador do grupo Prerrogativas, que se notabilizou por criticar a Operação Lava Jato e defender a inocência de Lula (PT).

Na carta, os advogados afirmam que Marco Aurélio de Carvalho é um defensor incansável dos direitos humanos e um combatente dedicado contra o racismo e outras formas de discriminação. "Sua trajetória é marcada por um compromisso inabalável com pautas sociais e antirracistas e sua expertise jurídica é um símbolo de sua dedicação à causa da igualdade."

O manifesto destaca ainda a capacidade de articulação e formação de equipes do advogado. "Marco Aurélio possui a habilidade ímpar de unir pessoas em prol de causas relevantes, especialmente no contexto da segurança pública".

A carta é lançada um dia após o atual ministro da Justiça, Flavio Dino, ser aprovado pelo Senado para integrar o STF (Supremo Tribunal Federal).

A posse dele na corte deverá ocorrer na segunda quinzena de fevereiro, provavelmente no dia 22.

Nesta quinta (14), Dino disse que pretende continuar nas próximas semanas no Ministério da Justiça, até que o presidente Lula escolha um novo ministro para a pasta.

Leia, abaixo, o manifesto na íntegra:

Diante da aprovação do ministro Flávio Dino pelo Senado da República para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal, nós, juristas ligados às pautas do sistema de justiça e da segurança pública e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, vimos a público expressar nosso entusiasmo e apoio incondicional à nomeação do respeitado advogado e jurista Marco Aurélio de Carvalho para o cargo de ministro da Justiça e da Segurança Pública.

Marco Aurélio de Carvalho é um defensor incansável dos direitos humanos e um combatente dedicado contra o racismo e outras formas de discriminação. Sua trajetória é marcada por um compromisso inabalável com pautas sociais e antirracistas e sua expertise jurídica é um símbolo de sua dedicação à causa da igualdade.

Sua notável capacidade de articulação e formação de equipes dedicadas é singular. Marco Aurélio possui a habilidade ímpar de unir pessoas em prol de causas relevantes, especialmente no contexto da segurança pública. Exemplo maior mas não singularfoi sua obstinada atuação no julgamento das ADCs 43, 44 e 54, que deram termo à infâmia do cumprimento antecipado da pena privativa de liberdade.

Sua visão estratégica e abrangente tem sido fundamental na formulação de abordagens inovadoras para lidar com questões complexas, buscando soluções que atendam às necessidades da população e promovam a integridade e a segurança de todas e todos.

Acreditamos firmemente que a nomeação de Marco Aurélio de Carvalho representa um passo significativo rumo ao aperfeiçoamento do sistema de justiça e de segurança pública do país.

Por tudo isso e por tantos outros motivos que verteriam rios de tinta, endossamos veementemente a nomeação de Marco Aurélio de Carvalho para Ministro da Justiça e da Segurança Pública, confiantes de que sua atuação será um divisor de águas em prol de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

Alberto Pavie
Alberto Zacharias Toron
Alessandra Camarano
Aline Carvalho Giacon
Ana Amélia Camargos
André Kehdi
Angelita Rosa
Anna Candida Serrano
Antonio Cláudio Mariz de Oliveira
Antonio Pedro Melchior
Arnobio Lopes Rocha
Benedito Antonio Dias da Silva
Camila Alves Hessel Reimberg
Carmen Da Costa Barros
Celso Vilardi
Cesar Pimentel
Conrado Gontijo
Fabio Roberto Gaspar
Fábio Tofic
Fábio Trad
Fernando Hideo Lacerda
Fernando Neisser
Flavia Rahal
Flávio Hiasa
Francisco Caputo Bastos
Gabriel Ciríaco Lira
Gabriela Gastal
Gabriela Guimarães Peixoto
Gisele Cittadino
Guilherme Marchioni
Hélio Freitas de Carvalho da Silveira
Igor Santiago
Isabela Corby
Jessica Ailanda Dias da Silva
João Paulo Orsini Martinelli
Jorge Maurique
José Carlos Alves
José Eduardo Cardoso
José Luis Oliveira Lima
Julia Cara Giovannetti
Juliano Breda
Kakay
Lais de Figueiredo Lopes
Leonardo Isaac Yarochewsky
Luciano Rollo Duarte
Luis Guilherme vieira
Luiz Octávio Villela de Viana Bandeira
Luzia Paula Moraes Cantal
Magnus Henrique de Medeiros Farkatt
Marcela Ortiz
Márcia Maria Barreta Fernandes Semer
Marcio Tenenbaum
Marcus Edson de Lima
Margarete Pedroso
Miguel Pereira Neto
Ney Strozake
Nívea Maria Dondorfer Cademartori
Paula Sion de Souza Naves
Priscila Pamela dos Santos
Rafson Ximenes
Ricardo Toledo
Ritienne Soglio
Roberto Podval
Roberto Tardelli
Roselle Soglio
Rubens Casara
Sandro Vinícius Couto
Sofia Podval
Thiago Turbay
Victor Drummond
Weida Zancaner
Yanne Teles


PÁGINAS

A escritora Helena T. recebeu convidados para o lançamento de seu novo romance, "Ilhéus", realizado no Espaço Sociocultural do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), em São Paulo, na noite de terça-feira (12).

O presidente do CIEE, Humberto Casagrande, e o empresário Antoninho Marmo Trevisan prestigiaram o evento. A jornalista e criadora da Agência de Notícias da Aids, Roseli Tardelli, o maestro Henrique Villas Boas e a cantora Mariane Claro estiveram lá.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.