Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Ana Hickmann presta depoimento à polícia sobre acusação de fraude contra ex-marido

Ela apresentou notícia-crime acusando Alexandre Correa de operar associação criminosa e fazer esquema de pirâmide; ele negou irregularidades anteriormente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A apresentadora Ana Hickmann presta, na tarde desta quarta (20), depoimento à Polícia Civil de São Paulo sobre as acusações de fraude contra o empresário Alexandre Correa. Eles foram casados por 25 anos, mas romperam a relação em novembro após Ana denunciá-lo por lesão corporal e violência doméstica.

Na terça (19), Ana registrou uma notícia-crime em que pede que Correa seja investigado pelos crimes de falsidade documental, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, lavagem de dinheiro, associação criminosa, estelionato e crime contra a economia popular. A polícia apura a denúncia.

Ana Hickmann - Instagram/ahickmann

Acompanhada pelo advogado Fernando José da Costa, a apresentadora dá o seu depoimento na sede do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), na capital paulista.

Uma perícia preliminar particular contratada pela defesa da Ana teria apontado a suspeita de que Correa opera uma associação criminosa. O esquema envolveria pessoas que trabalhavam nas empresas do então casal, além de funcionários de um cartório e até mesmo de um banco.

Haveria ainda indícios de que Correa teria feito um esquema de pirâmide, segundo essa mesma perícia. Ao mesmo tempo, segundo o advogado, o empresário estaria se beneficiando de valores milionários, "como duas doações de R$ 200 milhões, em que ele aparece como único beneficiário".

Procurada, a defesa de Correa diz que não teve acesso à denúncia e que não irá se manifestar até ler o seu conteúdo na íntegra. Anteriormente, ele já tinha negado fraudes ou irregularidades no comando das empresas.

O então casal tinha sete empresas, mas a perícia se concentrou em averiguar a situação da Hickmann Serviços Ltda, a partir de registros feitos entre 1º de janeiro de 2018 e 31 de outubro deste ano. De acordo com a análise, o valor total das dívidas acumuladas pela empresa no período ultrapassa R$ 40 milhões.

Segundo a perícia, diversas irregularidades foram encontradas, como falta de registro contábil de operações financeiras vultosas, desconto de uma mesma duplicata em mais de uma instituição financeira e indícios de "falsificação por inúmeras vezes da assinatura pessoal de Ana em cheques, financiamentos bancários e outros documentos".


MESTRE

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e professor Ricardo Lewandowski, ao lado da sua mulher, a advogada Yara de Abreu Lewandowski, prestigiou o lançamento do livro "Teoria do Estado Contemporânea", que o homenageia. O evento ocorreu na noite de segunda (18), na Associação de Antigos Alunos da Faculdade de Direito da USP, em São Paulo. O ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer e os advogados Igor Sant’Anna Tamasauskas e Pierpaolo Cruz Bottini estão entre os autores do volume, que é lançado pela editora Quartier Latin.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.