Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Grupo de 43 brasileiros deixa Gaza e está no Egito esperando avião da FAB

Eles cruzaram a fronteira para escapar de bombardeios de Israel na região sul do território

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de pelo menos 43 brasileiros já deixou a Faixa de Gaza e, cruzando a fronteira pela cidade de Rafah, já está no Egito para viajar ao Brasil. Há dificuldade de conexão telefônica com as famílias, o que dificulta a confirmação do número total, que pode chegar a 51.

A aeronave brasileira que trará todos de volta, um KC-30, decolou na manhã deste sábado (9) rumo ao país árabe.

Eles fazem parte do segundo grupo de repatriados do território. O primeiro desembarcou em Brasília no dia 14 de novembro e foi recebido no aeroporto pelo presidente Lula.

Os demais palestinos que têm nacionalidade brasileira tinham preferido ficar em Gaza, esperando por uma paz ou por um cessar-fogo prolongado que até agora não chegou.

Com a retomada dos bombardeios de Israel sobre Gaza depois do fim do cessar-fogo, que atingiram também o sul do território, eles procuraram a embaixada do Brasil na Palestina para afirmar que, sim, tinham desistido de seguir em suas casas e gostariam de sair da região.

Uma nova lista foi elaborada pela diplomacia e apresentada pelo Brasil a Israel e aos demais países que participam de negociações para a retirada de estrangeiros da zona do conflito. Ela chegava a 86 nesta semana.

A embaixada do Brasil alugou quatro casas para abrigá-los. Há escassez de água, de remédios e de alimentos e risco permanente de que sejam atingidos por bombas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.