Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Sabesp

Suplicy espera quatro horas para falar com Tarcísio sobre Sabesp, mas governador não recebe petista

Petista tentou conversar com governador na véspera de votação; Alesp aprovou projeto nesta quarta (6)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os deputados estaduais Eduardo Suplicy (PT-SP) e Márcia Lia (PT-SP) ficaram cerca de quatro horas à espera de uma audiência com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para falar sobre a privatização da Sabesp, mas o líder do Executivo paulista não os recebeu.

Os petistas foram ao Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, na terça-feira (5), véspera da votação do projeto. Suplicy diz que a ideia era "persuadir o governador" para que fosse realizado um plebiscito sobre o tema.

Eduardo Suplicy (PT), deputado estadual, durante caminhada na Bela Vista, centro de São Paulo
Eduardo Suplicy (PT), deputado estadual, durante caminhada na Bela Vista, centro de São Paulo - Karime Xavier-16.fev.2023/Folhapress

"Achamos que seria respeitoso que Tarcísio nos recebesse. Nós dissemos: ‘Queremos conversar, nem que seja por três minutos’. E mesmo assim ele não quis nos ver", afirma o deputado.

Em sessão marcada por confronto entre manifestantes e a Polícia Militar, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na noite desta quarta-feira (6) a privatização da empresa. O texto autoriza o governo a diminuir sua participação na companhia, hoje em 50,3%, mas não define qual será a parcela estatal na companhia.

Suplicy afirma que ele e Márcia chegaram na sede do governo às 17h30 de terça e foram recebidos pelo secretário Gilberto Kassab (PSD). "Kassab nos informou que o governador estava ocupado, não deu certeza de que iria nos receber, mas nós insistimos e [dissemos] que iríamos ficar lá", conta o deputado à coluna.

Durante a espera, o petista afirma que ele e Márcia também conversaram com os secretários de Educação, Renato Feder, e da Casa Civil, Arthur Lima, que passaram para cumprimentá-los.

"Do ponto de vista do governo há percepção de que já há uma decisão da população [sobre privatização da Sabesp] ao ter elegido Tarcísio", segue Suplicy. O deputado, em contrapartida, citou pesquisa do Datafolha de abril que mostrou que 53% dos entrevistados dizem ser contra a transferência da empresa para a iniciativa privada, enquanto 40% são a favor.

"Quando chegou 21h15, nos disseram que não seria possível o governador nos receber. Eu pedi uma audiência para a primeira hora do dia seguinte [esta quarta], a equipe ficou de marcar, mas não aconteceu", segue o deputado.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.