Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Paulista registra queda de 29% em furtos e roubos de celulares em 2023, diz governo Tarcísio

Avenida mais famosa de São Paulo ficou conhecida pela frequência com que esse tipo de crime ocorre no local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Os furtos e roubos de celulares na avenida Paulista, na região central de São Paulo, tiveram queda de 29% em 2023, segundo dados enviados à coluna pela Secretaria estadual da Segurança Pública (SSP) do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

De janeiro a novembro do ano passado foram contabilizados 3.600 boletins de ocorrência dos dois crimes na via, ante 5.100 registros de furtos e roubos de aparelhos no mesmo período de 2022.

Policiais militares durante ronda pela avenida Paulista, no centro de São Paulo
Policiais militares durante ronda pela avenida Paulista, na região central de São Paulo - Rivaldo Gomes - 27.jul.2022/Folhapress

A SSP afirma que a queda é ainda maior, de 47%, se for levado em consideração os meses de junho a novembro. Em 2022, a Polícia Civil compilou 3.900 ocorrências dos crimes na Paulista no período analisado. Já de junho a novembro de 2023 foram 2.000.

O governo estadual fez o levantamento com base nos registros dos distritos policiais da Consolação (4º) e do Jardins (78º), que reúnem todos os casos de furtos e roubos de celulares na avenida Paulista.

Segundo a SSP, a queda é fruto de ações integradas que foram adotadas na região, como a ampliação do policiamento ostensivo e a intensificação nas investigações e operações para o desmantelamento de quadrilhas que atuam na receptação dos aparelhos.

Considerada a avenida mais famosa da capital paulista, a Paulista se tornou conhecida também pela frequência com que esse tipo de crime ocorre no local.

No ano passado, o UOL divulgou uma análise feita pela consultoria B4Risk, que mostrou que a Paulista foi a via com maior incidência de furtos e roubos de celulares da cidade de São Paulo no primeiro semestre de 2023, com 2.668 ocorrências. A rua Augusta apareceu na sequência, com quase metade dos registros dos crimes: 1.410.

De acordo com a SSP, os furtos e roubos dos aparelhos seguiram em tendência de alta na Paulista até abril do ano passado. A queda começou em maio (-30%) e seguiu no mês de junho (-49%), embora tenha sido verificado um pequeno aumento em julho (4%).

A partir de agosto de 2023, segundo a SSP, o policiamento foi reforçado com o deslocamento de 350 policiais militares para 35 pontos da região. Os agentes atuaram no local por meio do programa Atividade Delegada, fruto de um convênio entre a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual em que os PMs podem reforçar o policiamento em seus dias de folga.


INTERNACIONAL

A atriz, apresentadora e influenciadora Camilla de Lucas em Nova York, nos EUA - Rodolfo Sanches Carvalho/Divulgação

A atriz, apresentadora e influenciadora Camilla de Lucas viajou a Nova York, nos EUA, para prestigiar a estreia de "Lift: Roubo nas Alturas", novo longa de ação da Netflix. Um vestido da grife PatBO coroou sua primeira participação em um evento internacional. "Eu me tremia por inteiro", conta ela.

"Poder estar perto, conhecer e conversar com tanta gente importante para o cinema internacional, como Kevin Hart, Sam Worthington, Úrsula Corberó e tantos outros, foi simplesmente incrível", diz.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou GEOVANA OLIVEIRA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.