Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sem patrocínio, Teatro da Vertigem corre risco de perder sede no Bexiga

Dívida com aluguéis atrasados já chega a R$ 90 mil; grupo vai lançar campanha online para arrecadar doações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Teatro da Vertigem corre o risco de perder a sua sede, localizada no Bexiga, na região central de São Paulo. O grupo, que tem mais de 30 anos de existência, enfrenta dificuldades financeiras e já acumula R$ 90 mil em dívidas pela falta de pagamento do aluguel do espaço.

A companhia lançará uma campanha online para angariar doações.

Lucienne Guedes em ensaio de 'Agropeça', nova montagem do grupo Teatro da Vertigem, no Sesc Pompeia
Lucienne Guedes em ensaio de 'Agropeça', montagem do grupo Teatro da Vertigem, no Sesc Pompeia - Karime Xavier/Folhapress

Surgido no início dos anos 1990, com seus integrantes saídos do ambiente acadêmico da USP, o Teatro da Vertigem sempre enfrentou adversidades ao longo de sua história. O grupo é conhecido por apresentar as suas peças não em teatros tradicionais, mas em locais da cidade.

Em 1995, eles usaram a estrutura do Hospital Humberto Primo para narrar "O Livro de Jó", enquanto em 2006 encenaram a montagem "BR 3" nas águas do rio Tietê.

Desde 2017, porém, a companhia afirma que a situação financeira começou a se agravar porque os programas de incentivo às artes cênicas foram rareando. Ao mesmo tempo, eles foram perdendo patrocínio e apoio.

O último trabalho apresentado pelo grupo foi "Agropeça", encenado no ano passado no Sesc Pompeia. Pela produção, a companhia recebeu quatro indicações ao Prêmio Shell de Teatro.

Antes de lançar a campanha online, o Teatro da Vertigem chegou a tomar outras medidas, como a venda de equipamentos do grupo e inscrições em editais de apoio à cultura. As ações, contudo, têm sido insuficientes.

A preocupação dos integrantes é também com o acervo de mais de 30 anos de trabalho, já que sem a sede, hoje situada no número 240 da rua Treze de Maio, não há outro espaço físico para colocar os materiais do grupo.


FOLIA

O cantor Léo Santana em ensaio para a revista Billboard Brasil
O cantor Léo Santana em ensaio para a revista Billboard Brasil - Davi Reis/Billboard Brasil

O cantor Léo Santana será a capa da revista Billboard Brasil deste mês. Na entrevista, o músico fala sobre a correria que será o Carnaval, paternidade e como ele teve de aprender a lidar com o rótulo de símbolo sexual.

"Eu dizia: ‘Caramba, véio, eu não sou só esse corpinho bonito, não!’. As pessoas não davam atenção ao meu trabalho, à minha arte. A ponto de chegar em entrevista e me pedirem para tirar a camisa. Mas hoje não mais, tenho 18 anos de carreira e um leque imenso de sucessos", diz ele à publicação.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.