Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus Santos FC

Mulher que diz ser filha de Pelé perde ação na Justiça depois de dois testes negativos de DNA

Juíza diz ser desnecessária realização de novo exame e determina extinção do processo; cabe recurso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Justiça de São Paulo julgou improcedente a ação de investigação de paternidade movida por Maria do Socorro Azevedo contra Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (1940-2022).

Segundo decisão desta quarta (27), dois exames de DNA, "realizados livremente em dois laboratórios por convenção das partes, concluíram pela absoluta exclusão de paternidade do réu em relação à parte autora".

Pelé em Leipzig, na Alemanha, na véspera do sorteio final da Copa do Mundo de 2006 - Franck Fife - 8.dez.2005/AFP

"Embora um dos laudos tenha resultado parcialmente inconclusivo (fl. 287), reputo desnecessária realização de novo exame de DNA, uma vez que o conjunto probatório existente nos autos mostra-se suficientemente robusto para comprovar a inexistência do vinculo biológico", afirma a juíza Fernanda Regina Balbi Lombardi, da 1ª Vara da Família e Sucessões do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), na decisão.

A magistrada também determinou a extinção do processo. Cabe recurso.

O ex-jogador deixou consignado em seu testamento que poderia ter uma outra herdeira além de sua viúva, Márcia Aoki, de seis filhos e de dois netos.

Aoki é representada na ação pelo advogado Luiz Kignel.

Em setembro de 2022, o TJ-SP despachou uma carta precatória de intimação para que ele fosse submetido a um teste de paternidade.

Os advogados do rei decidiram não recorrer da intimação e afirmaram que o teste de DNA é natural em uma ação de paternidade. Pelé, no entanto, não chegou a fazer o teste. Ele morreu em dezembro de 2022, vítima de um câncer.

Os filhos do rei foram aconselhados a se submeter ao teste para confirmar, ou não, a paternidade —o que foi feito.

O ex-craque deixou uma fortuna ainda não especificada pela Justiça, mas já estimada em US$ 15 milhões. Além de uma casa no Guarujá (SP), ele tinha investimentos em imóveis comerciais e detinha parte dos direitos sobre a marca "Pelé".

O atleta teve três filhos de seu primeiro casamento com Rosemari de Reis Cholbicon: Kely Cristina, Jennifer e Edinho. Nos anos 1990, nasceram os gêmeos Celeste e Joshua, do relacionamento com Assiria Lemos Seixas.

Em 2002, Pelé assumiu a paternidade de Flávia Cristina Kurtz, na época com 34 anos, que nasceu em Porto Alegre (RS) de um relacionamento do ex-jogador com uma estudante de jornalismo em 1968, Lenita Kurtz. A paternidade foi revelada por Helio Viana, ex-sócio de Pelé, à revista Isto É Gente daquele ano. O ex-futebolista conheceu a filha em 1994, mas só resolveu fazer a revelação no início dos anos 2000.

Exame de DNA comprovou que o ex-jogador era pai também de Sandra Regina Machado, de um rápido relacionamento que Pelé teve com Anísia Machado, nos anos 1960. Sandra morreu em 2006 de câncer.


PASSARELA

A atriz Gloria Pires prestigiou o desfile que o estilista Reinaldo Lourenço apresentou, no domingo (24), em comemoração aos seus 40 anos de carreira. A consultora de moda Costanza Pascolato também compareceu ao evento realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.