Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Sâmia Bomfim será relatora de grupo de trabalho sobre Política Nacional do Cuidado na Câmara

Tema envolve atividades consideradas 'invisíveis', como afazeres domésticos e assistência a familiares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) será a relatora de um grupo de trabalho que vai ser instaurado na Câmara dos Deputados para elaborar uma Política Nacional do Cuidado. O tema envolve atividades consideradas "invisíveis", como afazeres domésticos e assistência a familiares, que são normalmente realizados por mulheres.

A deputada federal Samia Bomfim, em sua casa na Vila Madalena (SP)
A deputada federal Samia Bomfim (PSOL-SP) - Bruno Santos - 9.dez.2022/Folhapress

A proposta é discutir medidas para auxiliar essa população feminina, que não costuma ser remunerada por esse trabalho, e também as pessoas que são cuidadas por elas, como crianças e idosos.

A ideia é que o grupo faça um compilado de projetos que já estão tramitando na Casa, além de elaborar um marco legal sobre o tema. A previsão, segundo Sâmia, é a de que em maio já seja apresentada uma agenda legislativa.

"Estou muito honrada de poder ser a relatora dessa que é uma política inédita, mas imprescindível para debater desigualdades de gênero. Há uma série de desdobramentos e de frentes de atuação, como questões previdenciárias, maternidade, envelhecimento da população", diz a parlamentar.

A deputada federal Iza Arruda (MDB-PE) será a coordenadora do grupo. "Como mãe e defensora da justiça social, reconheço a importância vital do cuidado e da valorização de políticas relacionadas ao tema. Nosso grupo se dedicará a promover políticas que liberem o tempo das mulheres, reconhecendo o cuidado como um direito fundamental", diz.

O colegiado será conduzido pela Secretaria da Mulher na Casa, com colaboração do Executivo. O governo também criou um grupo de trabalho interministerial, com representantes dos ministérios da Mulher, dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.


TREM DAS ONZE

O músico e ator Paulo Miklos recebeu convidados na pré-estreia do filme "Saudosa Maloca", na semana passada, no Cinemark do shopping Iguatemi, em São Paulo. O artista interpreta Adoniran Barbosa no longa inspirado na obra do compositor. O cineasta Fernando Meirelles e a sua mulher, a atriz e bailarina Ciça Meirelles, prestigiaram o evento. A atriz e cantora Leilah Moreno, que está no elenco da produção, também compareceu.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.