Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus violência

Corte de Direitos Humanos da OEA julga PM de SP por 12 mortos em operação

Sentença será proferida nesta quinta (14); corte foi acionada pela Defensoria Pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), órgão ligado à OEA (Organização dos Estados Americanos), vai proferir nesta quinta (14), na Costa Rica, a sentença do julgamento sobre o caso que ficou conhecido como Operação Castelinho.

Em março de 2002, a ação policial resultou na morte de 12 pessoas, que supostamente seriam ligadas à facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). O episódio ocorreu no pedágio da rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho, entre Itu e Sorocaba, no interior paulista.

Policiais militares na cena da operação Castelinho, que terminou com 12 supostos integrantes do PCC mortos e um soldado ferido - Moacyr Lopes Junior - 5.mar.02/Folhapress

A Corte IDH foi acionada pelo Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública de São Paulo, que representa 43 familiares dos mortos. O órgão pede que o Estado brasileiro seja responsabilizado por violações de direitos e garantias individuais.

Requer também reparação aos parentes das pessoas assassinadas e mais investigações sobre os fatos para a punição dos responsáveis, além da determinação do uso de câmeras nas fardas policiais a fim de evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.

Passados mais de 20 anos do ocorrido, a PM paulista é alvo de novas denúncias de abusos no âmbito das operações Verão e Escudo, realizadas na Baixada Santista, no litoral do estado.

Na semana passada, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que não estava "nem aí" para as queixas sobre a escalada policial. "Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da Justiça, no raio que o parta, que eu não tô nem aí", disse o governador.

A Operação Verão, que teve início em fevereiro deste ano, já é considerada a segunda mais letal do estado, com 43 mortes, atrás apenas do massacre do Carandiru.

No caso da Operação Castelinho, a CIDH ouviu em fevereiro depoimentos de familiares, da promotora do caso e de um perito indicado pelo Estado brasileiro.

Apuração realizada pelo Ministério Público de São Paulo apontou que a ação foi forjada por agentes estatais, que armaram emboscada para executar os suspeitos. Uma perícia realizada na época indicou que as vítimas não trocaram tiros com a polícia.

A Promotoria chegou a indiciar 53 PMs sob acusação de homicídio triplamente qualificado. Anos depois, a Justiça absolveu os envolvidos na operação.

Na época, a ação foi elogiada pelo então secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e pelo então governador paulista, Geraldo Alckmin (PSB), hoje vice-presidente da República. .

"Tendo em vista a impossibilidade de plena restituição ao status anterior, visto o óbito das 12 vítimas e o intenso sofrimento causado aos familiares, deve o Estado ser responsabilizado e condenado ao cumprimento de medidas que visem à não repetição dos atos violadores de direito, atuando nas consequências negativas da sistemática violência policial, bem como garantindo a justa indenização aos familiares, de forma a mitigar, ainda que parcialmente, o sofrimento decorrente da execução sumária de seus entes queridos", pontuam os defensores que atuam no caso.

Esta é a primeira vez em que a Defensoria Pública atua em um caso que chegou à fase de audiência pública na Corte IDH. Em 2003, a Federação Interamericana de Direitos Humanos levou o caso à Corte Interamericana, que admitiu a denúncia em 2007. Após a extinção da Federação em 2018, a Defensoria de São Paulo assumiu a defesa dos familiares em 2021.

No ano seguinte, a Corte publicou um relatório com recomendações ao Estado brasileiro, sem resposta do país.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.