Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus TSE LGBTQIA+

ONGs LGBT+ pedem que Moraes proíba discursos contra crianças trans nas eleições

Documento afirma que grupo tem sido alvo de ataques na política brasileira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Um grupo de ONGs que atua em prol dos direitos de pessoas LGBTQIA+ enviou um ofício ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro Alexandre de Moraes, pedindo que a corte emita uma normativa que proíba, especificamente, o uso de "manifestações discriminatórias contra as crianças e adolescentes trans" nas eleições municipais de 2024.

O documento afirma que pessoas transexuais menores de 18 anos têm sido alvo de ataques na política brasileira. "Uma forma de violência sofrida tem sido o movimento dos membros do poder legislativo de regressão e redução de direitos desse grupo em situação de vulnerabilidade", completa.

Participantes exibem cartaz com a frase 'Crianças trans existem' durante a 27ª edição da Parada do Orgulho LGBT+, na avenida Paulista, em São Paulo - Eduardo Knapp - 11.jun.23/Folhapress

O ofício cita um levantamento da organização Minha Criança Trans, uma das signatárias do documento, que mostra que há ao menos 25 projetos de lei federais e estaduais que visam reduzir os direitos das crianças e dos adolescentes trans. A ONG foi fundada por Thamirys Nunes, autora de um livro de mesmo nome.

Uma das propostas é do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, que propõe alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para "criminalizar condutas de pessoas que instigam, incentivam, influenciam ou permitem criança ou adolescente" a fazer transição de gênero.

A pesquisa cita também a movimentação de vereadores de São Paulo que querem abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o acompanhamento de transição de gênero de crianças e adolescentes feito pelo Hospital das Clínicas da USP.

Além disso, o ofício reúne uma série de manifestações de políticos com discursos contra a população transexual, especialmente vindo de parlamentares alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Há publicações dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Mário Frias (P-SP) e Messias Donato (Republicanos-ES) que afirmam que crianças trans "não existem".

"A proteção dos direitos das crianças e adolescentes trans no Brasil atravessa um cenário atual grave e alarmante com sérias ameaças de movimentação dos membros do poder legislativo visando o retrocesso da proteção devida, incluindo a sua criminalização", diz o documento enviado a Moraes.

As entidades afirmam que "há um padrão de utilização" da pauta por políticos. "A presente organização se preocupa com a possibilidade da utilização da bandeira de criminalização e descredibilização das crianças e adolescentes trans, sendo esse um discurso comum entre candidatos de partidos conservadores", seguem.

O documento é endossado por outras 16 entidades como a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), o Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat) e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (ABRAFH).

"A organização Minha Criança Trans e demais redes que assinam este ofício, vem requerer que seja emitida uma resolução ou normativa para determinar especificamente a proibição da utilização de manifestações discriminatórias contra as crianças e adolescentes trans, inclusive que neguem a sua existência", finaliza o ofício.

A peça é assinada pelos advogados Carlos Nicodemos, Maria Fernanda Fernandes Cunha e Karina Guimarães.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.