Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

SP descumpre lei que prevê delegacias da mulher 24h um ano após sanção

Deputada Ediane Maria acionou o Ministério Público de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quase um ano depois de o presidente Lula (PT) sancionar uma lei para que as delegacias da mulher funcionem 24 horas por dia, a medida ainda não avançou no estado de São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Há 140 DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher), e apenas 11 funcionam ininterruptamente. Não houve expansão desde que a lei foi sancionada, em abril de 2023.

Sede da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) de Rio Claro, no interior de São Paulo
Sede da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) de Rio Claro, no interior de São Paulo; o governo Tarcísio de Freitas usou apenas 3% do orçamento previsto para construir novas delegacias do tipo - Marcelo S. Camargo - 12.abr.17/A2img/Governo do Estado de São Paulo

A deputada estadual paulista Ediane Maria (PSOL) acionou o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para que o governo estadual apresente um planejamento detalhado para cumprimento da lei federal.

"A mulher que é vítima de violência passa por um desamparo enorme, pois dependendo do horário em que ela foi agredida, vai precisar esperar amanhecer para prestar uma queixa-crime na delegacia", afirma a parlamentar.

"Nesse meio tempo, ela ainda corre o risco de ser agredida novamente ou, em uma situação mais alarmante, de ser morta", diz ainda.

Procurada, a gestão Tarcísio diz que anunciou, na sexta (8), sistema atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica nos plantões policiais da Polícia Civil. Serão 57 salas, segundo a pasta.

Além disso, o governo diz que, "até o fim do ano, sete unidades de DDMs instaladas no interior do estado passarão a operar ininterruptamente.


TERCEIRO SINAL

Os atores Lucio Mauro Filho e Bruno Mazzeo receberam convidados para a estreia de seu novo espetáculo, "Gostava Mais dos Pais", realizada no teatro Porto, em São Paulo, na semana passada. O apresentador Marcos Mion esteve lá para prestigiar a peça, que é dirigida por Debora Lamm.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH; colaborou LUANA LISBOA

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.