Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Sabesp

Movimentos sociais vão realizar ato contra privatização da Sabesp em SP

Manifestação ocorrerá na próxima segunda-feira (29), em frente ao prédio da prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos da oposição vão realizar um ato contra a privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) na próxima segunda-feira (29), em frente ao prédio da prefeitura, no centro da capital paulista.

Atualmente, a Câmara Municipal de São Paulo analisa um projeto de lei enviado pelo Executivo que dá aval à desestatização da empresa na cidade.

Vista aérea de estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo
Estação de tratamento de água da Sabesp, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, estatal que deve ser privatizada - Gabriel Cabral/Folhapress

A venda da Sabesp foi autorizada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no fim do ano passado, mas um novo contrato com a prefeitura precisa ser aprovado pelos vereadores para que ela possa operar na capital.

A manifestação de segunda ocorrerá a partir das 14h. O ato está sendo coordenado por movimentos como Povo Sem Medo, Brasil Popular e CUT (Central Única dos Trabalhadores), além dos partidos PT, PDT, PCdoB, PV, PSOL e Rede.

O tema foi parar na Justiça. Parlamentares de oposição ao prefeito Ricardo Nunes (MDB), pré-candidato à reeleição, ingressaram com uma ação em que pedem a suspensão da tramitação da proposta até que todas as audiências públicas sejam realizadas.

Como mostrou a coluna, a Defensoria Pública e o Ministério Público de São Paulo se manifestaram a favor da suspensão. A Justiça ainda irá analisar o pedido.

No último dia 17, a Câmara aprovou o projeto de lei que dá sinal verde para a privatização —apenas dois dias depois da primeira audiência pública sobre o tema. A segunda e definitiva votação deverá ocorrer no começo de maio, e estão previstas sete audiências no total.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.