Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo

Rebeca cursa psicologia, e Jade fez marketing; veja o que estudam as atletas olímpicas

Flavia Saraiva estuda publicidade, enquanto Bia Haddad é formada em administração

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Fora do solo e dos aparelhos, a ginasta Rebeca Andrade se dedica aos estudos de psicologia. Já a sua companheira de equipe Flavia Saraiva cursa publicidade.

As duas ingressaram na mesma instituição de ensino, a Estácio de Sá, em 2022 —Rebeca acompanha as aulas presencialmente, na capital fluminense, e Flavia aderiu ao ensino à distância (EAD).

A ginasta Rebeca Andrade - Amanda Perobelli/Reuters

No mesmo ano, a veterana do time de ginástica, Jade Barbosa, se formou em marketing pela mesma universidade. As atletas são bolsistas da Yduqs, grupo de ensino superior dono de Estácio, Ibmec e Wyden, por meio de seu instituto, voltado para projetos de impacto social.

Segundo a entidade, 27 atletas brasileiros que estão competindo nos Jogos Olímpicos são atualmente estudantes bolsistas de alguma dessas instituições. E, deste total, 22 estão matriculados na modalidade EAD.

O Yduqs afirma que todas as bolsas são integrais. E que, se há alguma competição que não coincide com o período de férias, por exemplo, os atletas têm maior flexibilidade para, se for o caso, trancar os cursos.

A velejadora Isabel Swan fez pós-graduação em gestão de projetos no Ibmec. Já a tenista Bia Haddad é formada em administração, e a integrante do time de rugby Raquel Kochhann é formada em educação física.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.