Natalia Beauty

Multiempreendedora e fundadora do Natalia Beauty Group

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Natalia Beauty
Descrição de chapéu Todas

Como nós, mulheres empreendedoras, podemos nos destacar

O campo historicamente dominado por homens tem testemunhado um aumento notável de lideranças femininas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No vibrante e dinâmico cenário do empreendedorismo, me destaco como uma figura de força, determinação e inovação. Apesar de navegar por um mar de desafios, que às vezes parecem projetados especificamente para testar minha resiliência, persisto, provando que as barreiras são apenas degraus para o sucesso.

O empreendedorismo feminino, um campo historicamente dominado por homens, tem testemunhado um aumento notável de lideranças femininas. Eu não apenas dou vida a novas ideias de negócios, mas também trago uma abordagem única, marcada por empatia, colaboração e uma forte consciência social. Contudo, essa jornada rumo à realização profissional e pessoal vem acompanhada de desafios que demandam habilidades empresariais afiadas, uma dose saudável de autoconfiança e a capacidade de se manter firme diante das adversidades.

.Mulher negra de tranças trabalha olhando para a tela de um notebook
Construir uma rede de apoio robusta é vital - Freepic

Construir uma rede de apoio robusta é vital. Essa rede oferece um terreno fértil para o crescimento por meio da troca de experiências e conhecimentos, além de abrir portas para oportunidades de financiamento, ainda escassas. O desafio do acesso ao capital é ampliado para nós mulheres, encontrando um campo de jogo desigual na busca por investimentos. Aqui, a ousadia em pedir mais e a clareza em comunicar as necessidades do negócio se tornam armas poderosas.

Além dos obstáculos externos, enfrento batalhas internas, desafiando estereótipos sociais e lutando para ser levada a sério em ambientes predominantemente masculinos. Se manter fiel aos seus valores e à sua autenticidade é essencial, assim como possuir suas realizações sem hesitação. A confiança em minhas próprias capacidades e a propriedade de minhas histórias de sucesso são fundamentais para quebrar as barreiras invisíveis da dúvida e do preconceito.

O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal surge como outro grande desafio, especialmente para as empresárias que são mães, como eu. A flexibilidade e a liberdade que o empreendedorismo oferece podem ser uma bênção, permitindo a criação de um ambiente de trabalho que harmonize as demandas do negócio com as responsabilidades familiares. Esse equilíbrio, no entanto, exige planejamento, priorização e, acima de tudo, um compromisso consigo mesma para não se perder na balança.

E não podemos esquecer o medo do fracasso, um sentimento universal entre os empreendedores, mas que frequentemente toca de forma mais aguda o coração das mulheres no negócio. Encarar esse medo, aprender com os contratempos e persistir apesar dos obstáculos é o que diferencia os sonhos realizados dos sonhos abandonados. Cada "não" recebido, cada plano que não se desenrola como esperado, são apenas partes de uma jornada maior de aprendizado e crescimento.

Nós, mulheres empresárias, não somos apenas criadoras de negócios. Somos portadoras de mudanças, desbravadoras que pavimentam o caminho para as futuras gerações de mulheres na liderança empresarial. Nossos sucessos e desafios compõem uma narrativa poderosa de perseverança, inovação e, acima de tudo, de uma fé inabalável em nossas próprias capacidades. A jornada do empreendedorismo feminino, embora repleta de desafios, está cheia de possibilidades infinitas para quem ousa perseguir seus sonhos.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com três meses de assinatura digital grátis

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.