Nelson Barbosa

Professor da FGV e da UnB, ex-ministro da Fazenda e do Planejamento (2015-2016). É doutor em economia pela New School for Social Research.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson Barbosa
Descrição de chapéu Eleições 2022

É Lula de novo com a força do povo

Evite cair em provocações de bolsonaristas malucos, pois eles querem melar a eleição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Chegou a hora. De quatro em quatro anos nos reunimos para decidir o Brasil que queremos.

Não foi sempre assim. Considerando nossa história recente, tivemos ditadura militar por 21 anos, um período que terminou na maior crise econômica de nossa história, da qual ainda não nos recuperamos plenamente.

Do lado político e social, a tragédia de 1964-84 foi ainda maior, com retrocesso institucional, incluindo tortura e morte de opositores ao regime militar. Para não esquecer aquele período de trevas, recomendo o livro "Brasil: Nunca Mais", com prefácio de d. Paulo Evaristo Arns.

Lula discursa em encontro com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em São Paulo
Lula discursa em encontro com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em São Paulo - Carla Carniel/Reuters

Teoricamente, temos eleições livres desde 1989. Na prática, o poder econômico dos grupos mais ricos do Brasil desequilibrou o processo em várias ocasiões. Sei que a mesma coisa acontece em outras democracias ocidentais, mas acho que aqui a questão é mais grave. Dou dois exemplos.

Primeiro, em 1989, houve clara manipulação da mídia contra a candidatura Lula, um erro depois reconhecido por quem comandava o noticiário do principal grupo de comunicação do país naquela época.

Segundo, em 2018, a campanha usual contra o PT virou um movimento contra eleições livres por medo de que Lula retornasse ao poder pelo voto.

Em um processo claramente irregular para quem quisesse ver, Lula foi preso e impedido de concorrer à Presidência em 2018. Passados quatro anos, o Supremo Tribunal Federal, o Comitê de Direitos Humanos da ONU e vários eminentes juristas nacionais e internacionais concordam que a prisão de Lula foi irregular e, portanto, que a eleição de 2018 foi censurada.

Hoje, só patos patetas e marrecos sem noção ainda acreditam na farsa da Operação Lava Jato, mas prossigamos, pois no domingo (30) teremos outra votação crucial.

O Brasil melhorou durante os governos do PT. Basta ver os números. Digo isso sabendo da magnitude da crise de 2014-16, parcialmente criada pela sabotagem ao governo do PT. Passados seis anos, os números também mostram que a Operação Lava Jato e o golpe parlamentar contra Dilma aprofundaram e prorrogaram a recessão de 2014-16.

Houve erros de política econômica pelo PT? Sim, a maioria deles já reconhecida pelo próprio PT. Mas houve também a "velha matriz golpista" das elites brasileiras, que patrocinou o golpe militar de 1964, o golpe parlamentar de 2016 e a eleição censurada de 2018.

Felizmente, hoje parte dos golpistas de 2016-18 mudou de opinião e vota Lula. Reconheceram o erro de apoiar um movimento de extrema direita que coloca a jovem democracia brasileira em risco. Como já escrevi neste espaço, torço para que o atual surto de bom senso seja eterno enquanto dure.

Já para quem sempre esteve do lado certo da história, a escolha de domingo continua tão fácil quanto em 2018: voto Lula 13 porque ele sempre respeitou a democracia, garantindo o cumprimento da decisão da maioria com respeito aos direitos das minorias.

Voto Lula 13 porque ele respeita a liberdade de imprensa ao mesmo tempo que combate a disseminação de notícias falsas dentro das "quatro linhas" da Constituição.

Voto Lula 13 porque ele garante os direitos políticos e jurídicos de todos nós, incluindo seus mais ferrenhos adversários.

E, na economia, mesmo se o PT cair novamente no conto do vigário do mercado financeiro, voto Lula 13 porque ele acabará governando para a maioria da população brasileira, sempre preocupado em melhorar a vida dos mais pobres e gerar bons empregos para todos.

Boa votação no domingo e, novamente, evite cair em provocações de bolsonaristas malucos, pois eles querem melar a eleição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.