Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Eleições 2018

Economist vê Bolsonaro como 'ameaça' e 'presidente desastroso'

Revista dedica capa ao candidato que, se vencer, 'coloca em risco a própria sobrevivência da democracia'

A revista The Economist, referência liberal em todo o mundo, dedica a capa desta semana a Jair Bolsonaro, "A mais recente ameaça da América Latina". No editorial que repete a manchete, acrescenta o enunciado "Ele seria um presidente desastroso".

 

O texto abre dizendo que os brasileiros devem estar se perguntando se Deus, que também seria brasileiro, saiu de férias. "A economia é um desastre, as finanças públicas estão sob pressão e a política está completamente apodrecida. A criminalidade está crescendo, também."

E nas eleições "parece bastante possível" que a vitória seja de Bolsonaro, ou seja, "eles [brasileiros] arriscam tornar tudo pior". Ele "promete salvação; na verdade, é uma ameaça para o Brasil e a América Latina".

É mais um do "desfile de populistas" que abrange ainda Donald Trump, Rodrigo Duterte nas Filipinas, Matteo Salvini na Itália e López Obrador no México. Mas "Bolsonaro seria um acréscimo particularmente desagradável ao clube", acrescenta a revista:

"Se vencesse, ele poderia colocar em risco a própria sobrevivência da democracia no maior país da America Latina."

Fala em "tentação de Pinochet", alertando os liberais brasileiros contra a promessa de reformas como aquelas feitas pelo ditador chileno, que resultaram na "relativa prosperidade de hoje, mas a custo humano e social terrível".

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.