Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

AOC derrota 'o poder do homem mais rico do mundo'

Hoje a maioria dos 'millennials' americanos se declara socialista, pensando na Escandinávia, não na Venezuela, diz FT

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O tuíte acima de Alexandria Ocasio-Cortez, representante de Bronx e Queens, foi destacado por New York Times e Wall Street Journal ao manchetar que a Amazon desistiu de construir a nova sede em Nova York. Escreveu AOC:

“Tudo é possível: Hoje foi o dia em que um grupo de nova-iorquinos e vizinhos derrotaram a cobiça corporativa da Amazon, sua exploração dos trabalhadores e o poder do homem mais rico do mundo.”

O “socialismo democrático” de AOC repercute do outro lado do Atlântico, onde a Economist deu capa e o Financial Times publicou coluna de Edward Luce tentando compreender —e criticar— esse “ressurgimento da esquerda”.

A revista diz que “não é a resposta aos problemas do capitalismo” e sublinha que AOC “tinha quatro semanas quando o Muro de Berlim caiu”.

Luce destaca que “hoje a maioria dos ‘millenials’ americanos se declara socialista, pensando na Escandinávia, não na Venezuela”. E que o poder que AOC amealhou é tal que “quase todos os presidenciáveis democratas apoiaram” seu plano ambientalista, apelidado de Green New Deal.

Na capa da Economist, com a ilustração, ‘o socialismo está voltando’ com a ‘jovem’ AOC e o ‘velho’ trabalhista britânico Jeremy Corbyn

NYT VS. VALE

Os horrores se sucedem no noticiário de Brasil, mas o NYT não esquece Brumadinho. Depois de dedicar capa, três páginas e especial multimídia para a tragédia, no domingo, o jornal voltou a produzir longo material interativo, mostrando “Onde os brasileiros vivem sob alto risco” —ameaçados por barragens também em cidades paulistas como Cajati, que fica a apenas 230 quilômetros de São Paulo.

EXTRAJUDICIAL

No Guardian, retomando outra tragédia que ficou pelo caminho, “‘Foi execução’: 13 mortos no Brasil conforme estado impulsiona nova política para crime organizado”. O jornal cita o governador e “juiz” Wilson Witzel e ouve de especialista que a operação na favela do Pallet foi “simbólica”. Anuncia mais “execuções extrajudiciais por encorajamento aberto dos governos federal e estadual”, semelhante àquelas de Rodrigo Duterte nas Filipinas.

‘LICENCE TO KILL’

Na Economist, a coluna Bello falou com o ministro e “juiz” Sérgio Moro, questionando antes de mais nada seu plano de segurança, que “críticos dizem ser licença para matar”, para a polícia “feliz no gatilho contra jovens negros”. Ele nega “categoricamente” e diz que seu plano “não é discordante do que acontece em outros países”.

OUTROS MÉDICOS

O site do Comando Sul do Pentágono, que neste ano deverá incorporar um general brasileiro, destacou a missão de médicos americanos no rio Amazonas (acima).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.