Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Ameaça ao jornalismo com prisão de Assange divide profissionais

'É a criminalização do jornalismo', diz Glenn Greenwald, do Intercept; 'Não há muito aqui que possa causar ansiedade aos jornalistas', diz analista da CNN

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Imagem reproduzida de vídeo da AFP mostra Julian Assange sendo levado da polícia para ouvir sua sentença, em Londres - AFP

A divulgação pelo Departamento de Justiça dos EUA, do indiciamento até então confidencial de Julian Assange, do WikiLeaks, iniciou um debate entre jornalistas e advogados americanos via Twitter, sobre a acusação e o quanto ela ameaça a liberdade de imprensa.

O texto afirma, em parte, que Assange "encorajou [a fonte Chelsea] Manning a conseguir mais documentos para ele publicar", comentou o advogado e jornalista Glenn Greenwald, do site Intercept: "Jornalistas fazem isso com fontes constantemente. É a criminalização do jornalismo".

Mas a acusação principal é que ele ajudou a hackear, contrapôs Susan Hennessey, editora do site Lawfare e comentarista da CNN: "As acusações são as velhas e boas acusações da Lei de Fraude e Abuso de Computação [CFAA]. Não há muito aqui que possa causar ansiedade aos jornalistas".

Joseph Cox, do site Motherboard, da Vice, detalhou: "Isso é Assange tentando ajudar a invadir um sistema de computador confidencial. Não é jornalismo. Não é publicar. É uma atividade criminosa em potencial".

Por outro lado, Mathew Ingram, da Columbia Journalism Review, alertou: "Então o Departamento de Justiça diz que Assange ajudou Manning a quebrar uma senha. Questão crucial é o que significa 'ajudar'? Tentar adivinhar uma frase secreta? Isso também reforça como é perigosa a CFAA, por ser tão vaga".

Edward Snowden, ex-agente americano que, como fonte, revelou o escândalo posterior da Agência Nacional de Segurança, foi mais incisivo: "A fraqueza da acusação dos EUA contra Assange é chocante. A alegação de que ele tentou ajudar a decifrar uma senha (e fracassou?) é pública há quase uma década. É o caso que o Departamento de Justiça de Obama se recusou a denunciar, dizendo que ameaçava o jornalismo".

E Trevor Timm, diretor-executivo da organização Freedom of the Press: "A acusação parece bastante frágil. Assange supostamente concordou em ajudar a quebrar uma senha APÓS Manning dar ao WikiLeaks todos os documentos que eles publicaram. O Departamento de Justiça nem está alegando que isso resultou em alguma coisa".

Mais importante, "A seção 'Maneiras e meios de conspiração' [da acusação, reproduzida no tuíte abaixo] é inteiramente composta de condutas regulares de jornalistas".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.