Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Com palavras, Biden busca reverter imagem da América

Pesquisa mostra que 59% dos europeus acreditam que a China será mais poderosa que os EUA nos próximos dez anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A frase de efeito "A democracia prevaleceu" tomou o alto da cobertura dos pró-democratas New York Times e Washington Post e de boa parte do noticiário global da posse de Joe Biden.

Na Fox News e no Wall Street Journal, veículos do magnata pró-republicano Rupert Murdoch, a referência à democracia veio logo abaixo do destaque dado ao chamado de Biden por "unidade". Na transmissão, o âncora Chris Wallace se deixou entusiasmar:

"Tenho ouvido esses discursos desde 1961, desde John F. Kennedy, 'Não pergunte'. Este foi o melhor discurso."

A frase de Biden havia sido usada por ele no dia 6, por Instagram e outras plataformas, na invasão do Capitólio:

"O mundo está assistindo. Eu estou chocado e triste que nossa nação, por tanto tempo um farol de democracia, tenha chegado a um momento tão sombrio. A América vai prevalecer".

Duas semanas depois, com o Capitólio como cenário, suas palavras para o resto do mundo tentaram ser mais firmes, até ameaçadoras:

"O mundo está assistindo. Portanto, aqui está a minha mensagem para aqueles que estão além de nossas fronteiras: a América foi testada e saímos mais fortes. E vamos liderar, não só pelo exemplo do nosso poder, mas pelo poder do nosso exemplo."

NÃO ERA PIADA

Jornais como Washington Post usaram a outra frase insistente de Biden, "O mundo está assistindo", como título para a repercussão da posse —e da saída de Trump.

No jornal, antes das mensagens do papa Francisco ou de Javad Zarif, do Irã, o destaque foi para um meme irônico da agência chinesa de notícias Xinhua, "Boa viagem, Donald Trump!" (acima). O segundo destaque foi para o primeiro- ministro espanhol, Pedro Sánchez:

"Cinco anos atrás, pensamos que Trump era piada de mau gosto, mas cinco anos depois percebemos que ele comprometeu nada menos que a democracia mais poderosa do mundo."

AMÉRICA QUEBRADA

Sem atenção nos principais veículos americanos, sites como Politico e Guardian noticiaram pesquisa do European Council on Foreign Relations, junto a 15 mil pessoas de 11 países da Europa, inclusive Alemanha e França.

Nos títulos, "Maioria dos europeus teme que Biden seja incapaz de consertar os 'quebrados' EUA" ou "1 em 3 europeus diz que não tem confiança nos EUA".

CHINA PODEROSA

Mais especificamente, "59% dizem acreditar que China será mais poderosa que EUA nos próximos dez anos".

SCHUMER, FINALMENTE

WSJ, Financial Times e outros ressaltam a dificuldade que Biden e seu líder no Senado, Chuck Schumer, terão para aprovar matérias que demandam mais do que maioria simples.

Schumer agora comanda a agenda, "finalmente", no título do Politico, mas terá que negociar passo a passo com senadores "moderados", para avançar até questões menores.

SANDERS, FINALMENTE

O senador Bernie Sanders vai presidir a "poderosa comissão de Orçamento, finalmente", no título do New York Times, que o descreve como "o membro mais progressista da Casa".

Ele falou que vai dar atenção a "problemas estruturais na sociedade americana", mas o jornal enfatiza que, no cargo, Sanders "terá o controle sobre uma poderosa e pouco conhecida ferramenta que permite obter aprovação no Senado com maioria simples".

VOVÔ DE VERMONT

Sanders, 79, virou "meme instantâneo", segundo o site Mediaite, ao aparecer com luvas de "vovô de Vermont", seu estado, na transmissão da posse.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.