Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu Coronavírus Facebook

Ao derrubar Bolsonaro, Facebook entra em 'debate explosivo sobre desinformação', diz WP

Notícia sai junto à cobertura dos novos papéis da empresa, que apontavam desatenção com sua 'manipulação por líder' no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington Post, o inglês The Guardian, o francês Le Figaro, o espanhol El País, o argentino La Nación e o colombiano El Tiempo (reprodução abaixo), entre outros, noticiaram a decisão do Facebook de remover o vídeo em que Jair Bolsonaro vincula as vacinas contra o coronavírus com a Aids.

A decisão "põe a gigante de mídia social no centro de debate explosivo sobre desinformação no país", destacou o WP. "É a primeira vez que as plataformas [Facebook e Instagram] eliminam uma das 'lives' com que o presidente arenga para seus seguidores mais leais todas as quintas-feiras", ressaltou o El País.

O noticiário se misturou, em parte dos veículos, à cobertura sobre os novos documentos do Facebook, que trazem, entre outras revelações, como a empresa fez vista grossa para governos de extrema direita em alguns de seus principais mercados.

Nesta segunda, um dos veículos que tiveram acesso ao material, a NBC, sublinhou que uma ex-funcionária do Facebook alertou a empresa, ao sair, que ela "estava ignorando a manipulação da plataforma por líderes políticos de Brasil" e outros.

Em resposta, segundo a emissora, o Facebook afirmou que "está trabalhando para melhorar suas capacidades em todo o mundo, mas reconhece que ainda tem muito trabalho a fazer".

Por outro lado, o site The Verge, também com acesso, citou que o Brasil chegou a ser colocado pela plataforma entre aqueles com maior prioridade de atenção, junto com Índia e EUA, levando à adoção de "salas de guerra" para acompanhamento de conteúdo eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.