Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá

Mídia internacional lembra 'jacaré' e pergunta se 'Trump dos Trópicos' será preso

Relatório da CPI mudou 'de última hora', mas acusação de 'crimes contra a humanidade' ecoa dos EUA à Europa e à China

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Veículos internacionais que tiveram acesso e destacaram a versão anterior do relatório na terça, New York Times, CNN e Guardian correram com novas reportagens, mas sem a mesma atenção nas páginas iniciais.

No novo enunciado do NYT, "Painel do Senado brasileiro, em mudança de última hora, suavizou recomendações criminais contra Bolsonaro".

Mas o noticiário nos demais foi até mais agressivo, nesta quarta. Na chamada em tom de ironia do alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung, "Política de Bolsonaro na pandemia: Advertência contra mutação para jacaré" (imagem abaixo).

Também na home do jornal de Frankfurt, "uma imagem devastadora de Bolsonaro está surgindo". E no Süddeutsche Zeitung, de Munique, "1.200 páginas explosivas para Bolsonaro".

Na China, o diário Xin Jing Bao de Pequim, ligado ao PC, já pergunta no enunciado: "Trump dos Trópicos vai enfrentar prisão?" (imagem abaixo). E o Guancha de Xangai, de capital privado, "Coronavírus mata 600 mil, presidente brasileiro é indiciado".

Na home do francês Le Monde, "No Brasil, senadores pedem indiciamento do presidente Jair Bolsonaro por dez crimes". E na do russo Komsomolskaya Pravda, "Senado brasileiro acusa presidente Bolsonaro de nove crimes".

No portal americano Drudge Report, com foto e despacho da Bloomberg, "Bolsonaro é acusado de crimes contra a humanidade em inquérito...". No Washington Post, "Comissão do Senado brasileiro acusa Bolsonaro de crimes contra a humanidade por negligência".

No Financial Times, de Londres, "Relatório pede que Bolsonaro enfrente acusações por resposta à pandemia" e "Comissão do Senado recomenda que presidente enfrente indiciamento criminal". Abaixo, a notícia na transmissão da estatal BBC:

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.